Rodovia CE-010 está com obras adiantadas

segunda-feira | 01/09/2014

O prolongamento e duplicação do Quarto Anel Viário, que terá uma extensão de 8,2 km dentro do município de Eusébio, ligando a CE-040 até a ponte da Sabiaguaba, estão com suas obras adiantadas. A previsão é que a nova rodovia seja entregue em Janeiro de 2015. A informação é do Departamento Estadual de Rodovias (DER), responsável pela obra.

A Prefeitura de Eusébio firmou uma parceria com o Governo do Estado para viabilizar a execução da obra, que estava emperrada devido aos inúmeros processos de desapropriação. Segundo o presidente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) Celso Rodrigues, os grandes proprietários assinaram um Termo de Cessão das Terras para a construção da nova via.

Segundo Celso, em vez de serem indenizados pelo Governo do Estado, os proprietários concordaram em fazer a doação da área a título de antecipação. Por lei, eles devem doar 12,5% das áreas quando do parcelamento de terras para a Prefeitura, para serem utilizadas em obras viárias e urbanas. “Com essa antecipação, a Prefeitura oficializou a doação ao

Estado para as obras terem continuidade”, revela Celso Rodrigues.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, observa que a rodovia vai facilitar o acesso ao Pólo Tecnológico de Saúde do Eusébio, que está com as obras adiantadas, além de desafogar a congestionada Avenida Washington Soares. O Prefeito Júnior destaca que a rodovia CE-010, que ligará a CE-040 a Ponte da Sabiaguaba terá 8,2Km de extensão dentro do Eusébio e 5 km em Fortaleza. Serão três pistas de rolamento, reduzindo as distâncias entre o Porto do Pecém e o Pólo Tecnológico de Saúde e facilitando o escoamento da produção, trazendo mais desenvolvimento para o município.

O chefe do Executivo disse que a Prefeitura transformou todo o trajeto da CE-040 e da CE-010 em área especial para implantação de comércio e serviços no Plano Diretor do município. Facilitando assim a criação de novos empreendimentos em seu percurso. A nova rodovia prevê canteiros centrais, acostamentos, retornos, ciclovias laterais e nova sinalização.