Secretária de Cultura do Rio de Janeiro elogia o modelo de gestão de cultura do Eusébio

sexta-feira | 18/03/2022
A comitiva carioca esteve em Eusébio e para conhecer como é a gestão da Cultura no município. Fotos: Levy Oliveria/PME

A Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros esteve durante esta quinta-feira (17) visitando a cidade de Eusébio. A Secretária e sua equipe foram recepcionadas pelo prefeito Acilon Gonçalves e pelo secretário de Cultura e Turismo de Eusébio.  “A cidade está de portas abertas como também as outras sete cidades que compõem o nosso cinturão de cultura. A gente procura uma ancorar a outra, por que cada cidade tem a sua particularidade. Mas, no conjunto, a cultura é uma só e visa levar bem-estar para as pessoas. Então, a nossa cidade se preocupa com a pessoa humana, por isso é a melhor cidade para se viver no Ceará”, pontuou Acilon Gonçalves.

O secretário Tarcísio da Cultura disse que a visita da secretária Danielle Barros, é um momento histórico, “para nós é uma honra estar recebendo uma das maiores representatividades de Cultura desse país, que é o Rio de Janeiro. Isso significa que nós estamos fazendo o trabalho certo”, destacou.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, por sua vez, disse que veio com o coração aberto para aprender, mas também para compartilhar experiências. “Estou muito feliz em estar aqui, espero também contribuir com a nossa experiência na Cultura fluminense e do nosso modelo de gestão”, disse.

A comitiva carioca realizou uma visita a Igreja Sant’Ana, onde conversou um pouco com o Padre Luiz Alberto, e assistiu à apresentação do Grupo Breu e Brincantes de Reisado. Em seguida, Danielle Barros visitou as instalações da Secretaria de Cultura e Turismo onde conferiu de perto as ações realizadas no equipamento através das Escolas de Artes, de Idiomas, de Dança e de Música.

Em seguida aconteceu o ensaio do espetáculo “Paixão de Cristo – Eu também me apaixonei”. A secretária disse ter percebido que “a cultura da cidade tem um envolvimento com o povo e é por isso que dá tão certo e é por isso que é tão lindo. Parabéns por essa iniciativa que marca a cultura dessa cidade, parabéns aos servidores, parabéns a todos aqueles que estão envolvidos nesse projeto”, disse.

Ela destacou que ela e seus pares vieram do Rio de Janeiro na expectativa de fazermos uma troca mesmo de cultura, identificar os potenciais da cidade. “Nós queríamos uma cidade que pudesse ser uma referência também para os gestores municipais do nosso Estado e a gente está muito satisfeito, muito impactado com o modelo de gestão que o Eusébio tem na Cultura”, enfatizou.