Secretaria de Educação de Eusébio cria projeto para cuidar da saúde mental dos profissionais de educação e alunos no período da pandemia

terça-feira | 13/04/2021
A ideia surgiu diante dos novos desafios ocasionados pela nova organização pedagógica que tem gerado consequências no ambiente escolar como um todo. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município, está realizando através do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) o projeto “Escola: Espaço de Cuidado”, que tem como objetivo cuidar da saúde mental dos profissionais de educação e também dos alunos no atual período da pandemia.

“O município de Eusébio sai na frente com relação a preocupação com a saúde mental dos profissionais de educação e dos alunos. O projeto será desenvolvido na modalidade remota por grupos, com finalidade terapêutica. Esses grupos terão como característica respeitar a particularidade de cada pessoa, gerando um espaço de fala, onde o principal objetivo é o acolhimento promovido por uma escuta qualificada”, afirma o prefeito Acilon Gonçalves.

O projeto, idealizado pelo secretário de Educação, Júlio Cesar da Costa, também será extensivo aos alunos, através de um plantão diário com psicólogos do DAE e dependendo da demanda poderão ser atendidos também pelas equipes do Setor de Inclusão e do NAMME. A ideia surgiu diante dos novos desafios ocasionados pela nova organização pedagógica que tem gerado consequências no ambiente escolar como um todo. Conforme pesquisas do Instituto Península (2020), 83% dos professores não se sentem preparados para essa “nova” modalidade de ensino, o que tem gerado angústia, ansiedade, tristeza e desmotivação.

Impactos

De acordo com a coordenadora do DAE, professora Maria do Carmo Bezerra (Carmosa), foi pensando nos impactos na saúde mental e no mal estar entre os docentes, causado pela pandemia, que surgiu o projeto Escola: Espaço de Cuidado. “Queremos integrar as necessidades dos educadores, através de um espaço de escuta e acolhida, que possa promover a democratização da saúde mental, buscando minimizar os danos da pandemia por meio de uma construção coletiva de cuidado”, argumenta Carmosa.

“O isolamento social nos confrontou com uma realidade: o ser humano naturalmente é cobrado a conviver socialmente e a ser produtivo. Não estávamos preparados para uma realidade de distanciamento, para o trabalho virtual, nem pelo luto de perdas de amigos, conhecidos e familiares, pois essas demandas geram desconforto, tensão e sofrimento psíquico. As incertezas do retorno, o temor de contaminar a si a familiares, a manutenção de vínculos e a nova rotina de trabalho influenciam no modo como nos relacionamos e isso traz a necessidade de uma acolhida diferenciada”, complementa.

Entre os objetivos do projeto está a execução de dinâmicas e técnicas vivenciais que possibilitem a expressão emocional dos professores e funcionários; acolher as questões profissionais e pessoais que forem levantadas; e fortalecer os profissionais para atuarem diante da nova realidade de atividades remotas/pandemia. Serão utilizadas metodologias como as dinâmicas do mosaico de imagens e troca de segredos, buscar entender como está cada um dos funcionários e propor uma palavra positiva.

A dinâmica tem o objetivo de gerar a fala dos professores com o intuito de promover a autopercepção e de ressignificar as dores que emergiram pelo período atual, e assim, contribuir para um novo olhar diante da realidade. Ao final, a missão do projeto é favorecer a superação dos impactos emocionais advindos da pandemia.