Secretaria de Educação de Eusébio realiza eleições para os Grêmios Estudantis nesta semana

segunda-feira | 02/05/2022
Participam do processo alunos de 15 escolas dos Anos Finais da rede municipal de ensino (Foto: SME/PME)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza até o próximo dia 6 de maio as eleições para os Grêmios Estudantis. Participam do pleito as 15 escolas dos Anos Finais da rede municipal de ensino. O processo acontece através de formulário eletrônico personalizado, no qual consta a imagem dos candidatos a presidentes das chapas, os nomes dos presidentes e das chapas. Cada escola tem seu formulário próprio de votação que funcionará como cédula eleitoral eletrônica. As eleições dos Grêmios estão sendo realizadas pelo Departamento de Programas e Projetos (DEPP), em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional e Comunicação de Eusébio (NUTE) e o Departamento de Educação Física do Eusébio (DEFE).

Participam do processo, as escolas: Cararu, Eduardo Alves Ramos, Elisbão Pio, Evandro Ayres de Moura, Francisco Tavares de Abreu, Guaribas, Izídio José Campina, João de Freitas Ramos, Josefa Sá, Maria de Fátima Façanha Silveira, Mário Sales, Paulo Sá, Raul Tavares Cavalcante II, Santa Clara e São Miguel. Os resultados serão divulgados na próxima segunda-feira, dia 9 de maio.

Segundo a coordenadora do Departamento de Programas e Projetos (DEPP), Jéssica Soares, a direção dos grêmios é formada por estudantes escolhidos por seus pares para que estes os representem junto a gestão de cada escola. “Essa é uma forma dos alunos terem voz e atuarem em prol da escola no que eles acham importante e no que eles acham que deve ser compartilhado entre gestão e alunos. O Grêmio é formado por presidente, vice-presidente e algumas diretorias de áreas que são interessantes para o desenvolvimento das atividades dos alunos na escola”, frisou.

“A principal função é celebrar a cidadania, a democracia e o protagonismo juvenil, além de dar vez e voz aos alunos junto a gestão, para que a escola não fique engessada e sem diálogo. O Grêmio desenvolve atividades culturais, esportivas e sociais a fim de tornar a escola um local acessível e agradável para todos da comunidade escolar”, pontuou.

O processo eletrônico de votação está sendo disponibilizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional e Comunicação de Eusébio (NUTE). Segundo o coordenador do NUTE, Alexandre Frota, cada escola recebe um formulário próprio para os alunos votarem. “Colocamos todos os votos da zona eleitoral limitados por um e-mail em uma zona específica, a votação é feita por um dispositivo eletrônico, com cabine identificada que timbramos o padrão com logomarca” disse. A eleição também conta com apoio do Departamento de Educação Física (DEFE) que viabilizou o acontecimento das eleições em parte do seu período letivo. A eleição acontece nos horários dos contraturnos.