Secretaria de Educação de Eusébio realiza X Painel Peteca

segunda-feira | 30/05/2022
As apresentações artísticas se dividiram em Desenho, Conto, Poesia e Música. Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou no último sábado (28) no Auditório da Escola de Educação Profissional Eusébio de Queiroz, o X Painel Peteca. Gestores escolares, Professores e alunos participaram de um animado dia letivo com trabalhos produzidos pelos alunos das Escolas Municipais. Durante toda a manhã, a Socióloga e Coordenadora do Departamento de Programas e Projetos (DEPP) da Secretaria Municipal de Educação de Eusébio, Jéssica Soares, apresentou os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, orientados pelos professores.

Foram no total, 25 desenhos apresentados, sendo 13 desenhos do Grupo 1, 4 desenhos do Grupo 2 e 8 desenhos do Grupo 3); foram apresentados 9 Contos (5 contos do Grupo 1, 2 contos do Grupo 2 e 2 contos do Grupo 3); 20 Poesias (6 poesias do Grupo 1, 5 poesias do Grupo 2 e 9 poesias do Grupo 3); 6 Músicas (3 músicas do Grupo 1, 1 música do Grupo 2 e 2 músicas do Grupo 3). A comissão julgadora formada por Fabiana Guimarães, Márcio Rogério Gurgel de Carvalho e Jonathan Cabral da Silva avaliaram os trabalhos apresentados.

As apresentações artísticas se dividiram em Desenho, Conto, Poesia e Música. Na ocasião também aconteceu distribuição por escolaridade e temática a ser desenvolvida pelos alunos, classificados em Grupos, são eles: Grupo 1 com alunos do 4º e 5º anos com o tema “Trabalho infantil”; Grupo 2 com alunos do 6º e 7º anos com o tema “Profissionalização do Adolescente/Aprendizagem profissional”; e Grupo 3 com alunos do 8º e 9º anos com a temática direitos da criança e do adolescente, podendo tratar sob o prisma da promoção e da defesa, de prevenção e combate às violências física, psicológicas, sexual e institucional, bullying, machismo, racismo, gravidez na adolescência, evasão escolar, e quaisquer outras violações de direitos, inclusive trabalho infantil.

“Esse momento é ímpar, é uma amostra do que a gente tem de potencial artístico dentro do município, isso é muito bom e traz cidadania. Obviamente, nem todos serão artistas, nem todos vão ser atletas. Mas, todos se formarão como cidadãos, isso é muito importante”, disse Dino Paulino, Secretário Adjunto da Educação de Eusébio.

Ao todo 22 escolas da Rede municipal de Ensino de Eusébio participaram do evento, são elas:

Adelino Bezerra (Desenho – Grupo 1; Conto – Grupo 1; Música – Grupo 1)
Cararu (Desenho – Grupo 1; Poesia – Grupo 1; Poesia – Grupo 3)
Eduardo Alves Ramos (Desenho – Grupo 3; Poesia – Grupo 2)
Elisbão Pio (Desenho – Grupo 1; Desenho – Grupo 3; Conto – Grupo 1)
Erotides Melo Lima (Desenho – Grupo 1)
Evandro Ayres de Moura (Desenho – Grupo 2; Desenho – Grupo 3)
Francisco Tavares de Abreu (Desenho – Grupo 1; Desenho – Grupo 2; Conto – Grupo 3; Poesia – Grupo 2; Poesia – Grupo 3)
Guaribas (Desenho – Grupo 1; Conto – Grupo 2; Poesia – Grupo 2; Poesia – Grupo 3; Música – Grupo 1; Música – Grupo 2)
Izídio José Campina (Poesia – Grupo 1)
João de Freitas Ramos (Poesia – Grupo 3)
Josefa Sá (Desenho – Grupo 1; Desenho – Grupo 3; Conto – Grupo 1; Poesia – Grupo 1; Poesia – Grupo 2; Poesia – Grupo 3)
Lucimar Gomes da Silva (Desenho – Grupo 1; Conto – Grupo 1)
Maria de Fátima Façanha Silveira (Desenho – Grupo 2; Desenho – Grupo 3; Conto – Grupo 3; Poesia – Grupo 3; Música – Grupo 3)
Mário Sales (Desenho – Grupo 2; Poesia – Grupo 3)
Mirian Abreu (Desenho – Grupo 1; Poesia – Grupo 1; Música – Grupo 1)
Moacir Ferreira (Desenho – Grupo 1; Poesia – Grupo 1)
Otoni Sá (Desenho – Grupo 1; Conto – Grupo 1)
Paulo Sá (Desenho – Grupo 3; Poesia – Grupo 2; Música – Grupo 3)
Raul Tavares Cavalcante I (Desenho – Grupo 1)
Raul Tavares Cavalacante II (Desenho – Grupo 3; Poesia – Grupo 3)
Santa Clara (Conto – Grupo 2)
São Miguel (Desenho – Grupo 1; Desenho – Grupo 3; Poesia – Grupo 1; Poesia – Grupo 3).