Secretária de Educação de Porto Velho visita Eusébio

quarta-feira | 24/09/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio recebeu, nesta quarta-feira (24),a visita da secretária de Educação da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia. A visita técnica teve como objetivo conhecer a experiência do Tempo Integral implantado pela administração municipal em todas 37 escolas do ensino infantil e fundamental, da Rede Municipal de Ensino.

A secretária, Francisca das Chagas (Chaguinha) diz que a capital rondoniense está implantando agora o Tempo Integral e resolveu visitar locais onde o projeto está consolidado. “Vimos pela internet que o Nordeste tem projetos bastante adiantados e o Ceará entre os nove estados se destaca.

Nosso destino era Sobral, mas recebi informações de que o Eusébio tem um projeto já consolidado e universalizado. Estão mudamos nossa rota”, diz a secretária. Francisca das Chagas é cearense de Pacajus e mora há 30 anos em Porto Velho, afirma que ficou muito contente em poder retornar ao seu estado natal, mesmo a trabalho, e se diz orgulhosa em saber que a Educação hoje é destaque no Ceará. “Em Porto Velho temos 54 mil alunos e 190 escolas.

Iniciamos o projeto piloto em duas, mas queremos ver como os demais estados trabalham as dificuldades”, observou. Segundo ela, que visitou a Escola Josefa Sá, uma das escolas nota 10 do Eusébio, o que lhe chamou a atenção é que o Eusébio realiza um projeto “pé no chão”. “O Eusébio não criou uma grande infraestrutura, mas utiliza os espaços já existentes nas escolas e ocupa o dia das crianças e jovens com diversas atividades de estudo, lazer e esporte durante o dia todo”, destacou.

“É esse o modelo de tempo integral que queremos levar para Porto Velho. Vemos aqui os alunos interessados e integrados nos trabalhos. E isso é uma garantia que o projeto está obtendo realmente os frutos desejados”, frisou. O Prefeito Júnior observa que o Eusébio adotou um modelo simples para expandir o tempo integral para todas as escolas. Adaptou os espaços para as atividades, dando condições para que os alunos possam permanecer

na Escola durante dez horas, com alimentação, horário de descanso e atividades pedagógicas que formem cidadãos para a vida. “Contamos com uma equipe competente, liderada pela nossa secretária, Professora Ivonilde, que não tem envidado esforços para que nossa educação continue nesse patamar de reconhecimento de outros estados e capitais”, afirmou.