Secretaria de Saúde confirma 2 casos da variante delta da Covid-19 em Eusébio

quarta-feira | 18/08/2021
A SMS está aguardando o resultado do sequenciamento genético de cinco pessoas que testaram positivo para identificar se existem mais casos da variante delta (FOTOS: Tatiana Fortes/ Gov. do Ceará)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que foram notificados, nesta terça-feira (17), dois (02) casos da variante delta em eusebienses, após teste realizado para detectar a infecção do vírus. Quatro pessoas que retornaram de viagem recente estavam sendo investigadas, duas oriundas do Rio de Janeiro, uma vinda do Paraná e uma de Manaus e 11 outras pessoas que mantiveram contato direto com os viajantes.

Do total de 15 pessoas notificadas (04 viajantes e 11 contactantes) 09 testaram positivo para Covid-19, sendo feito o exame de sequenciamento genômico de 07 destes para possível identificação da variante delta Sars-Cov2, tendo sido confirmados dois casos desta variante (um dos viajantes vindo do Rio de Janeiro e uma criança, contactante). A Secretaria Municipal de Saúde está aguardando o resultado do sequenciamento genético de outras cinco pessoas que testaram positivo para identificar se existem mais casos da variante delta entre elas.

Sintomas

Os cuidados devem ser mantidos tanto vacinados quanto pelos não vacinados. Nos primeiros dias de infecção, as pessoas podem desenvolver alterações no organismo iguais às provocadas por uma gripe ou resfriado comuns. Os sintomas predominantes são: dor de cabeça, dor de garganta, tosse e febre, nariz escorrendo, mal-estar e dor muscular.

A partir de agora, será como já vínhamos fazendo em nosso município, qualquer sintoma respiratório precisa ser tratado como covid-19, até que seja provado o contrário. Procure a Unidade Básica de Saúde ao primeiro sintoma usando mascara e mantendo o distanciamento social, higienizando as mãos com sabão ou com álcool gel a 70% para proteger outras pessoas caso você estiver positivo para covid-19.