Secretaria de Saúde de Eusébio monta plano de enfrentamento ao Covid-19 e mantém equipe em alerta neste mês de abril

sábado | 04/04/2020

A Secretaria de Saúde de Eusébio está na linha de frente no combate ao
Covid-19, o Novo Coronavírus, no município, por isso é considerado serviço
essencial. Para este mês de abril e para os próximos, caso haja necessidade, a pasta elaborou um plano de enfrentamento da pandemia nas suas unidades de saúde. “O sistema de saúde de Eusébio conta com uma rede básica de saúde, uma rede especializada, uma rede urgência e uma rede hospitalar, além de uma unidade terciaria no caso é a Clínica de Dialise, que é privada, mas conveniada com o SUS. Todo o sistema continua funcionando de forma plena”, detalha o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio.

Segundo o secretário, a rede básica, por exemplo continua funcionando
no horário de praxe de 7 a 12 horas e de 13 as 16 horas, normalmente, para
receber pacientes das comunidades que utilizam os serviços rotineiramente, mas observa que no presente momento estão sendo priorizados os pacientes que apresentem sintomas da Covid 19, entre eles, sintomas respiratórios, resfriado, gripe, coriza, tosse, febre, dor de cabeça. “Esses pacientes estão sendo atendidos por nossa equipe, que verifica se há alguma coisa associada ao Covid 19”, observa.

No caso de o paciente ter seu caso considerado suspeito, Mário Lucio
observa que o mesmo será colocado em uma sala de isolamento, receberá
uma máscara para ser atendido dentro da unidade. “Se a equipe considerar
que está tudo bem com o mesmo, ele será medicado e liberado para retornar ao seu domicilio. Mas caso contrário, ele pode ser submetido ao exame SWAB, que será feito na própria casa do paciente por profissionais e ele ficará de quarentena até que o resultado seja conhecido”, relata.

O secretário ressalta que caso o médico entenda que a situação é mais
grave e que exige um atendimento urgente ele poderá encaminhar o paciente para a UPA, onde será atendido e se necessário será coletado o SWAB do mesmo. “Se o paciente tiver com um quadro grave, o mesmo será regulado para o Hospital Municipal, ou algum Hospital de Referência do Estado. Já as mulheres gestantes que apresentarem sintomas da Covid-19 não irão para a UPA, mas serão encaminhadas para o Hospital Amadeu Sá, onde serão atendidas,” esclarece.

O secretário Mário Lucio enfatiza que caso o paciente não apresente
nenhum sintoma da Covid-19, seguirá o fluxo normal de atendimento nas
unidades de saúde, como antes. Revela, no entanto, que algumas atividades
nos Postos de Saúde foram suspensas, como prevenção ao câncer, o
atendimento a crianças, quanto ao crescimento e desenvolvimento, entre
outras. “Os hipertensos e diabéticos são atendidos no caso de apresentarem
algum sintoma ou problema de saúde e os demais estão com suas receitas
tendo a validade prorrogada e recebendo os medicamentos. O objetivo é evitar aglomeração e fazer com que a equipe possa estar comprometida, com prioridade, para o atendimento da Covid 19”, diz.

No que diz respeito ao atendimento especializado, ele frisa que todos
estão funcionando, com exceção do Centro de Reabilitação, que está fechado nesses dias, mas já está sendo estudada a sua reabertura. A Policlínica está funcionando, apesar de ter havido uma redução dos serviços, mas ela está voltando aos poucos com suas atividades normais. Quanto aos serviços de odontologia, tanto na rede básica, quanto no CEO, ele pontua que estão sendo realizados apenas para os casos de urgência. “Estão sendo atendidos pacientes com dor de dente, com algum ferimento na boca, infecção dentária.

Os procedimentos comuns, como restauração e extrações não estão sendo
realizados, porque o atendimento odontológico produz muito risco de
contaminação, tanto para o paciente quanto para o profissional”, comenta.
Na UPA, ele afirma que a situação continua como antes, pois as pessoas que necessitam de atendimento de urgência estão sendo atendidas normalmente. Os serviços burocráticos da Secretaria também continuam
funcionando normalmente, entre eles: o serviço de transporte de pacientes e das equipes de Saúde. As equipes dos NASFs continuam nos postos de Saúde apoiando as equipes, mas não estão fazendo atendimento domiciliar.

Assevera que os Agentes Comunitários e Saúde estão participando da
Campanha de Vacinação contra Influenza e visitando os domicílios, realizando seu trabalho. Quanto aos agentes de endemias, a Secretaria de Saúde montou grupos para atendimento de situações emergenciais e estão buscando verificar situações de risco para serem eliminadas, entre elas criadouros do mosquito Aedes Aegypti.