Retrospectiva 2022: Secretaria de Segurança Pública comemora redução de ocorrências policiais em comparação aos últimos dois anos

quarta-feira | 28/12/2022

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio promoveu durante o ano de 2022 vários cursos de qualificação, nivelamento e atualização para os Guardas que compõem a Guarda Civil Municipal de Eusébio, visando o melhor atendimento da população. De acordo com o prefeito Acilon Gonçalves, ao todo, os Guardas participaram de 21 cursos, entre seminários e treinamentos. Outra ação importante foi o chamamento de 86 aprovados no Curso de Formação dos Novos Guardas Civis do Município, que estarão integrando o grupo que protege a população a partir de janeiro de 2023.

Além das qualificações realizadas para os Guardas Civis Municipais de Eusébio, o prefeito Acilon Gonçalves comemora a redução de ocorrências policiais em comparação aos últimos dois anos. Dados da Secretaria de Segurança Pública de Eusébio apontam que considerando o último triênio (2020 a 2022), houve uma redução de 59,2% na taxa de crimes violentos letais intencionais na cidade de Eusébio em relação ao ano de 2020, e de 49.6% em relação ao ano de 2021.

Seguindo a tendência de queda nos índices dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), o último triênio também foi marcado pela redução dos Crime Violentos contra o Patrimônio (CVP). Os números das estatísticas da GEESP/SUPESP – SSPDS-CE mostram também uma escala decrescente nos índices de CPV no município de Eusébio. Em comparação ao ano de 2020, 2021 trouxe uma redução do índice de 30.7% nos crimes violentos contra o patrimônio. O ano de 2022 apresentou uma redução do índice de 3.6% em relação a 2021. Já o percentual do ano de 2022 em relação a 2020 apontou uma redução na importância de 47% na incidência de Crimes Violentos contra o patrimônio no município de Eusébio.

“Os cursos são imprescindíveis para que os Guardas possam desenvolver as suas atribuições da melhor forma possível, agindo para proteger e preservar a ordem pública, a segurança das pessoas e do patrimônio, pois é muito importante que o Guarda Municipal esteja preparado, capacitado e habilitado para bem servir a comunidade e trazer segurança à população, atuando preventivamente e permanentemente no território do Município”, pontuou Rejane Sales, Secretária de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio.