Secretaria de Segurança Pública Municipal conclui curso de formação de policiais municipais

sexta-feira | 06/08/2021
Um total de 26 policiais municipais de Eusébio concluíram o curso que contou com 21 disciplinas e 196 horas/aula (Foto: July Lioba)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), concluiu, nesta sexta-feira (06), o curso de capacitação complementar para os Policiais Municipais com a realização de uma corrida de encerramento dos formandos e a entrega simbólica dos certificados na sede da Secretaria. A Polícia Federal exige que esse curso seja ministrado por uma Instituição Policial para ser convalidado. O curso contou com 21 disciplinas e 196 horas/aula.

A secretária municipal de Segurança Pública e Cidadania, Rejane Sales, parabenizou os concludentes destacando a dedicação de cada um para cumprir todas as disciplinas que trataram de temas como: defesa pessoal, ordem unida, direito constitucional, abuso de autoridade, relações interpessoais, preservação ambiental, entre outras. O coordenador operacional da Polícia Municipal, Rafael Costa, disse que o curso foi muito intenso e dos 33 inscritos, 26 concluíram. “Tivemos algumas desistências por motivos diversos, mas teremos outro curso dentro de 30 a 60 dias para que toda a tropa possa participar”, disse.

Hoje a tropa da Polícia Municipal de Eusébio é formada por 140 policiais, e desse total faltam realizar essa formação somente de 25 agentes. “Esse curso é para validar a capacitação que fizemos anteriormente através de uma empresa privada, pois a Polícia Federal exige que seja ministrada por uma instituição policial para que possamos estar aptos a continuar o processo de recebimento do porte de arma. Como nós temos aqui uma Central de Instrução decidimos realizar esse curso de formação complementar ministrado por nossos policiais municipais e convidados que participaram de forma voluntária”, ressaltou.

Além desse curso de formação complementar, os policiais terão que passar por outras etapas, como o curso de tiro, exame toxicológico e exame psicológico para estarem aptos a receber o porte de arma. Todo ano, a secretaria terá que realizar esse curso de formação para manter a atualização da tropa. O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância dessa capacitação continuada para os policiais municipais para que melhor sirvam a população e possam atuar de forma efetiva na garantia da ordem e da segurança pública.