Retrospectiva 2023: Secretaria Municipal de Segurança Pública reinaugura postos e fortalece capacitação do efetivo

terça-feira | 26/12/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio (SMSPC) nesse ano de 2023 aumentou o número do efetivo da Guarda Civil Municipal de Eusébio (GCME) em 60%, passando de 140 para 224 GCMEs.  A SMSPC também implantou o Observatório da GCME localizada na CE 040, e investiu na formação e capacitação contínua do efetivo.

De acordo com a Secretária Rejane Sales, a capacitação é umas ações fundamentais para o serviço da segurança pública. “A formação contínua é uma das diretrizes fundamentais da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, para a prestação do serviço de segurança pública, haja vista a complexidade dos desafios atuais que enfrentamos no combate as múltiplas facetas do crime”, disse.

Ainda sobre capacitação, a Formação da 1ª Turma do Curso Tático de motocicleta foi fundamental para patrulhamento motorizado no município. O curso é um requisito indispensável para o ingresso no Grupamento Tático Motorizado (GTAM). O curso também proporcionou aos profissionais da GCME e coirmãs, o conhecimento da doutrina de policiamento com motocicletas, operações de patrulhamento tático urbano preventivo, apoio a grandes eventos. O Grupamento Tático Motorizado é formado por cinco equipes de quatro integrantes que realizam rondas nas principais ruas e avenidas, praças da cidade e Polo de Lazer.

Em relação às obras, a secretaria reinaugurou os três postos da Guarda Civil Municipal de Eusébio nos bairros Mangabeira, Jabuti e Santo Antônio. Cada posto possui dois alojamentos, dois banheiros, sala de recepção e copa. Os postos da Guarda servem para dar apoio às equipes de patrulhamento preventivo da GCME e dos integrantes da PMCE que porventura precisem de um suporte, bem como atender às demandas da população.

De acordo com o prefeito Acilon Gonçalves, os postos também terão atendimento para a população. “Nos postos da Guarda, a população contará com atendimento jurídico, a população também poderá retirar o título de eleitor, uma parceria com o TRE e a carteira de identidade digital, através da Casa do Cidadão de Eusébio. No caso do posto do Santo Antônio, reinaugurado nesse mês, o serviço de carteira de identidade digital será após a implantação da internet”, disse.