Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Secretário Alexandre Cialdini lança livro sobre Lei de Responsabilidade Fiscal

sábado | 12/03/2022
A solenidade de lançamento do livro aconteceu no Auditório Waldyr Diogo na Fiec.
Fotos: Jully Lioba/PME

O Secretário de Finanças e Planejamento do município de Eusébio, Alexandre Sobreira Cialdini lançou na noite desta sexta-feira (11) o livro “Trajetória da Lei de Responsabilidade Fiscal – Da Gestação à Pandemia – Os efeitos nos Estados Brasileiros”. A obra publicada pela editora Almedina traça a trajetória do federalismo fiscal brasileiro desde o Código de Contabilidade até o período da pandemia de Covid-19.

A solenidade de lançamento aconteceu no Auditório Waldyr Diogo, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e contou com a presença do prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves, dos secretários Josete Malheiro (Saúde), Eilson Gurgel (Desenvolvimento Econômico), da Assessora Institucional de Transformação Digital de Eusébio, Silvana Fujita, do Reitor da Uni7, Ednilton Soárez, e do presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE, Hamilton Sobreira.

O Presidente da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará, Hamilton Sobreira pontua que os administradores devem ter o livro como Bíblia, “quando se fala em Lei de Responsabilidade Fiscal no Ceará, só me vem à cabeça uma autoridade para falar sobre isso, que é o Alexandre. É um livro que a gente vai degustar e todos os administradores devem tê-lo como Bíblia, que ele é ao mesmo tempo um clássico e um livro contemporâneo”, pontuou.

O prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves observa que “Cialdini é uma eterna ebulição de ideias e com o frenesi de transformar as ideias em realidade. O Brasil precisava de uma coletânea de fatos positivos e muito mais negativos para a junção deles levar para todos os gestores  a certeza de que se precisava ter uma Lei de Responsabilidade Fiscal perene”, observou.

Durante sua fala no lançamento da obra, o autor do livre e secretário de Finanças e Planejamento do município de Eusébio, Alexandre Cialdini agradeceu aos presentes que compareceram solenidade  e destacou sobre a publicação. “Quero agradecer à minha família, amigos e ao presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e dizer que essa obra reuniu, com muita humildade, a incorporação de vários conhecimentos e estamos sempre em busca da melhoria do regramento fiscal brasileiro”, destacou.

Cialdini e seus familiares durante o lançamento do livro.

Sobre o autor do livro

Alexandre Sobreira Cialdini é economista pela Universidade de Fortaleza, tem mestrado em economia pelo CAEN, da Universidade Federal do Ceará, é mestre em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Barcelona. Também é especialista em políticas fiscais pela Cepal e pós-graduado em Finanças Públicas Avançadas pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Em 2019, concluiu doutorado na Universidade de Lisboa e defendeu sua tese em maio de 2020 no momento crítico da pandemia de Covid-19. O autor e atual secretário de Finanças e Planejamento da Prefeitura de Eusébio, está se preparando para o pós-doutorado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, com o tema: Governação Fiscal Interfederativa: Uma análise sobre experiências e dilemas nos municípios brasileiros, sob a orientação do Prof. Ricardo Ramos Pinto.