Secretário de Cultura de Eusébio participa de Conferência Nacional

quinta-feira | 28/11/2013

O Secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu, encontra-se em Brasília para participar da 3ª Conferência Nacional de Cultura, iniciada na quarta-feira, 27. A Conferência, que vai discutir e votar uma lista de 64 diretrizes para a cultura no país reúne, na Capital Federal, 1.500 representantes de todos os estados e do Distrito Federal.

O tema central da conferência é “Uma Política Nacional de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. O evento transcorre até domingo, dia 1º. Criado em 2012, o Sistema Nacional de Cultura (SNC) pretende fortalecer a gestão pública da cultura em modelo que dê autonomia, em regime de colaboração, à sociedade civil, União, aos municípios, estados e ao Distrito Federal.

Segundo o Secretário Léo Abreu, o Eusébio já vem desenvolvendo o seu Plano Municipal de Cultura, de duração decenal, em conjunto com organismos colegiados da cultura e da sociedade civil organizada. Destaca que o município conta, ainda, com o Conselho e o Fundo Municipal que compõem o Sistema Municipal de Cultura (SMC) com função gerenciadora de recursos destinados à execução das políticas públicas. “Estamos ultimando os preparativos para que o município venha, em breve, aderir ao Sistema Nacional de Cultura” destacou o secretário.