Secult Eusébio lança livro “Roda de Mulheres: Eusébio e as facetas femininas”

quarta-feira | 09/03/2022
A publicação lançada teve a participação de 15 escritoras eusebienses
Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) lançou o livro “Roda de Mulheres: Eusébio e as facetas femininas”. O evento foi pensado para comemorar o Dia Internacional das Mulheres e contou com a presença da primeira dama Marta Gonçalves, do prefeito Acilon Gonçalves, da Assessora de Políticas Públicas para mulheres, Yara Steremberg e demais convidadas.

A publicação lançada teve a participação de 15 escritoras eusebienses que são: Adriana Magalhães; Anna Tereza; Beatriz Candeia; Jaína Alves; Juliana Monteiro; Kamila Alves; Keitijane Araújo; Luana Rodrigues; Marislane Batista; Mary Gomes; Mislene Passos; Naiane Monteiro; Otaisa Teixeira; Rafaela Falcão e Tabita Franco. No entanto, somente 13 compareceram ao lançamento da obra.

O secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Tarcísio da Cultura pontua. “Dos 30 textos que foram enviados, nós lemos todos com muita atenção e escolhemos 15 para serem publicados e fizemos um grande esforço para que esse lançamento acontecesse nesta noite em comemoração do Dia Internacional da Mulher”, pontuou.

“Quando eu li um a um dos textos, eu fiquei apenas com a certeza do que eu já sabia, que no Eusébio tem maravilhosas escritoras. Hoje as mulheres estão empoderadas, emancipadas e estão resolvendo as suas próprias vidas. Então, parabéns para vocês, para todas as mulheres de Eusébio”, destacou o prefeito Acilon Gonçalves.

Alan Ítalo, diagramador da Secretária de Cultura e Turismo de Eusébio, um dos responsáveis pela diagramação da publicação destaca. “Esse livro é a perpetuação do que vocês floresceram e acreditem que vocês se salvaram escrevendo esses textos, e muitas mulheres se salvarão através palavras de vocês eternizadas.  Que vocês nunca, jamais desistam. O que foi publicado é verdadeiramente um dom, algo incrível”, disse

Uma das autoras, Jaina Alves, estudante de Letras na Universidade Estadual do Ceará destaca que a leitura sempre foi muito presente na sua vida. “A minha mãe não tinha condições de me levar para muitos passeios, mas eu tinha acesso a livros que muitas vezes não eram para minha faixa etária, mas me despertavam interesse. Os livros me deram mais conhecimento e me livrou de galgar caminhos mais tortuosos. Confesso que fui educada pelos livros”, destacou.