Seminário discute formas de conectar e somar para construir inclusão

quinta-feira | 24/08/2023
O evento é slusivo a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Deficiência Múltipla e aos 15 anos da Fiocruz no Estado (Foto: Jully Lioba)

A Fiocruz Ceará, com apoio da Prefeitura de Eusébio, através do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Compede), realizou o Seminário “Conectar e somar para construir inclusão”, alusivo Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Deficiência Múltipla e aos 15 anos da Fiocruz no Estado. O encontro contou com a participação do prefeito Acilon Gonçalves, da deputada estadual e primeira-dama do município, Marta Gonçalves e da secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos, Anna Paula Feminella representantes da Fiocruz, entre outros.

Quinteto Nordestino formado por pacientes atendidos no CER

O evento foi aberto com a participação do cordelista, Edson Oliveira que leu cordéis sobre a luta de pessoas com deficiência e dos agentes de saúde e do Quinteto Nordestino da UEPA (Unidade Especializada a Pessoa Autista), formado por crianças e jovens atendidos pelo CER (Centro de Especialidades em Reabilitação). Em seguida, foi formada a mesa de abertura, com a presença do Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves; da deputada estadual e primeira-dama Marta Gonçalves; Vanira Lima Matos, representando a Coordenadoria da Fiocruz Ceará; Hilda Gomes, coordenadora da Equidade, Diversidade, Inclusão e Politicas Afirmativas (CEDIPA); Marco Menezes, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública; Anna Paula Feminella, secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos, entre outros.

Vanira Matos, representando a direção da Fiocruz/Ceará, fez a acolhida dos presentes, destacando a importância do evento para construir e fortalecer a luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

O prefeito Acilon Gonçalves, por sua vez, disse que esteve pressente na história da construção da Fiocruz no Ceará desde sua pedra fundamental. “Passamos por muitas fases até os dias de hoje neste evento. Nós ficamos muito gratificados em termos um trabalho buscando melhorar a vida das pessoas com deficiência e isso só é possível como intersetorialidade. Ao estar aqui, a gente vê a acessibilidade, e a principal luta que combatemos foi da acessibilidade econômica. Criamos o TRUE que é transporte com tarifa zero, o Renda Mínima para combater a extrema pobreza e o aluguel social. Temos o projeto Praia Acessível e na cidade houve uma evolução de coisas no atendimento as PCD, começou com a APAE, a Marta trouxe, depois se tornou o NAMME, veio o Departamento Curricular e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ” pontuou.

Ele frisou que nesse período todo, o município enfrentou muita coisa, sempre pensando na integração. “Na Educação temos a Sala do AEE, o Departamento Curricular, a Sala de Inclusão. Na Saúde, temos o CER e a UEPA, que foi a consagração maior desse trabalho. O Desenvolvimento Social faz a integração dos setores, ela é muito importante na execução das políticas públicas buscando atender uma pessoa com deficiência, Enviamos para a Câmara um projeto para que todas calçadas tenham rampas nas esquinas e se ela tiver mais de 100 metros deve ter uma rampa no meio. Criamos a obrigatoriedade para que em um ano todos os proprietários façam a adaptação de suas calçadas e a Prefeitura terá só seis meses para fazer a sua parte, para dar exemplo”, comentou.

O prefeito destacou, ainda, o trabalho da primeira-dama Marta Gonçalves. “O Eusébio teve o privilegio de lançar uma deputada estadual, que foi a mais votada do Estado e que assumiu o mandato com um norte – defender os direitos das pessoas com deficiência, e ela tem travado uma permanente luta, mas como brasileira, não desiste nunca. Vai continuar no front, até que a vitória seja conquistada,” prometeu.

A Secretária Nacional das Pessoas com Deficiência, Anna Paula Feminella, parabenizou o Eusébio, por seu protagonismo na área de acessibilidade e de cuidado com as pessoas com deficiência. Segundo ela, é preciso mudar a atual situação e tirar as pessoas com deficiência da invisibilidade. “Precisamos mudar os conselhos, o congresso nacional, os governos. Não se pode falar de consolidação da democracia, sem reconhecer que precisamos combater a desigualdades. Por isso, estamos realizando uma campanha contra o capacitismo, que é a subestimação da capacidade de um a pessoa de realizar. Vamos e enfrentar o capacitismo e criarmos um novo rumo para o país”, disse.

Roda de Diálogo

Após a abertura teve início uma Roda de Diálogo com o tema “Os desafios para avançar na implantação de políticas públicas para Pessoas com Deficiência”, com a participação de: Anna Paula Feminella; Arismênia Lima – CER/UEPA Eusébio e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Francisco Alexandre Façanha – jovem atendido pelo NAMME; Hilda Gomes – Coordenadora da CEDIPA Fiocruz; Laís Silveira Costa– Pesquisadora da ENSP, Coordenadora Geral do Projeto PMA. A conversa foi mediada por Luciana Lindenmeyer – Coordenadora Local da Pesquisa PMA em Eusébio. Em seguida, fechando a programação, houve o lançamento do Livro: “Itinerário de Reflexões e Práticas de Acessibilidade e Inclusão: A Potência do Fórum Interinstitucional”, com autores e autoras disponíveis para autógrafo