Serviço de Atendimento Domiciliar do Eusébio comemora seu 4º aniversário

terça-feira | 30/01/2018

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), realizado pela Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, chega ao seu quarto ano de funcionamento. O projeto, criado em dezembro de 2013 tem como objetivo realizar o atendimento de pessoas que tenham dificuldades de locomoção, acamadas, ou acometidas de doenças graves. O SAD, segundo o secretário Mário Lúcio, foi criado para dar um suporte maior aos serviços já existentes, nos postos de saúde e os realizados pelos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF).

A equipe, formada por médico, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista e auxiliares de enfermagem, faz visitas a pacientes para saber se os mesmos se enquadram nos pré-requisitos básicos para atendimento pelo SAD, ou se podem ser atendidos pelo serviço domiciliar mensal, feito pelos postos de saúde.

A equipe é formada por dois médicos: Denise Nilo (Tarde) e Herley Lins (Manhã). O secretário Mário Lúcio observa que o médico Herley Lins está se despedindo da equipe após prestar bons serviços ao projeto para fazer o doutorado e uma nova profissional deverá assumir neste mês de fevereiro. O SAD é formado ainda por uma enfermeira: Samyra Nato; duas fisioterapeutas: Marília Nogueira e Larissa de Castro; uma nutricionista; Líbna Oliveira; duas técnicas de enfermagem; Nislane Targino e Marta Coelho; uma assistente social; Rafaela Gonçalves e um motorista; Clóvis Weyne.

A equipe conta ainda com o apoio de três profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF): Luiz Freitas (Fisioterapeuta); Laura Carneiro (Fonoaudióloga) e Raquel Damasceno (Terapeuta Ocupacional), que realizam atendimentos uma vez por semana.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o SAD realiza um acompanhamento diário ou no mínimo semanal dos pacientes. “O serviço tem foco em procedimentos adaptados ao ambiente domiciliar, abordagem familiar e orientações aos cuidadores (um membro familiar que está em constante apoio ao paciente). A equipe conta com transporte 12h por dia, todos os dias da semana, logística de apoio necessário, estando em parceria com Atendimento Básico, Hospitais, UPA, SAMU e Centro de Especialidades”, observa.

Destaca, ainda, que o SAD ainda disponibiliza ao paciente toda a estrutura médico-hospitalar necessária para sua melhoria, como: aspiradores, inaladores, equipamentos de O2, camas, matérias curativos, transporte a hospitais caso haja necessidade, garantia de exames, aquisição de dietas especiais, além de pactuar fluxo de óbito em horários de não funcionamento.