Serviço Família Acolhedora de Eusébio recebe inscrições de famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes em situação de risco

sexta-feira | 11/03/2022
Equipe do Família Acolhedora com uma família cadastrada no serviço (Foto: ME/Divulgação)

Pioneiro no Estado do Ceará a realizar o acolhimento de crianças e adolescentes em residências familiares, o município de Eusébio comemora cinco anos de implantação do Serviço Família Acolhedora. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), o Serviço de acolhimento familiar acontece por ordem judicial. De acordo com a coordenadora do Serviço, a psicóloga Katiana Moura, sempre que alguma criança ou adolescente é vítima de maus-tratos ou sofre algum tipo de violação de seus direitos, como abandono e negligência, podem ser acolhidas em uma residência familiar, “antes, elas eram geralmente encaminhadas para um abrigo institucional”, ressalta.

A equipe do Família Acolhedora de Eusébio conta também com a psicóloga Drieli Venâncio e a assistente social, Diana Freitas. Segundo Drieli Venâncio, o Família Acolhedora trata-se da guarda de crianças e adolescentes por famílias previamente cadastradas e habilitadas, residentes no município de Eusébio, que tenham condições de recebê-las e mantê-las condignamente, garantindo a manutenção dos direitos básicos necessários ao processo de crescimento e desenvolvimento, oferecendo meios necessários à saúde, educação e alimentação, com acompanhamento direto da Politica de Assistência Social e da 2ª Vara da Infância.

A secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Samara Cordeiro, frisa que a família acolhedora passa a ser “uma extensão do Estado nesse cuidado e proteção” e por isso ela recebe o auxílio financeiro mensal de um salário mínimo e isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para ter condições de bem acolher a criança e/ou adolescente que ficará sob sua guarda.

Ela destaca que as famílias podem se inscrever junto ao serviço para se tornar uma Família Acolhedora. “Nossa equipe realiza uma entrevista com os candidatos, visita a família para conhecer a rotina e avalia as possibilidades para que ela possa integrar o serviço,” diz a secretária.

Resgate

O prefeito Acilon Gonçalves conclama as famílias a participarem desse Serviço, que segundo ele, tem como função maior o resgate de crianças e adolescentes em situações de risco social a se encaminharem na vida. “É até uma questão humanitária as pessoas se disponibilizarem a auxiliar a quem está precisando. Também conclamo não só os cidadãos a conhecerem esse sistema, mas os serviços de Educação, Saúde, Assistência Social para que tenhamos efetividade em nosso propósito de melhorar a vida das pessoas”, objetivou.

As famílias podem se inscrever no serviço através da página do Família Acolhedora de Eusébio no Instagram (@familiaacolhedoraeusebio). Através de um link na bio, a Família pode preencher uma ficha de cadastro. Posteriormente, a equipe do Serviço manterá contato com a família cadastrada para dar os encaminhamentos necessários.

*Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (85) 99141 4174 e 33058572*