Servidores fazem treinamento do Sistema de Gestão e Saúde

quarta-feira | 04/12/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta e quinta-feira, no auditório da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), o Curso de Capacitação para o Sistema Informatizado da Saúde, que é destinado aos técnicos do Almoxarifado e da Farmácia Central Pública do município. Participam do treinamento de 16 horas, 40 funcionários da Secretaria, divididos em duas turmas.

De acordo com o instrutor do curso, Denis Augusto, o objetivo é capacitar os funcionários sobre o cadastro de entrada e saída de medicamentos, controle de estoque e principalmente sobre o acompanhamento da data de validade dos produtos. “Desta forma, a administração estará primando pelo princípio da economicidade, como também pela otimização do seu estoque, evitando gastos desnecessários com os itens”, destaca o instrutor.

Segundo Denis, com o treinamento, os profissionais da Farmácia Central terão um maior controle na entrega dos medicamentos aos pacientes que será efetuada através de receita médica. “Teremos um cadastro único com acesso a todas as retiradas de medicamentos feitas pelo paciente, como também as indicações dos médicos quanto às dosagens. Os profissionais terão um histórico de todos os atendimentos, seja o realizado no Posto de Saúde, na Policlínica ou mesmo na Unidade de Pronto Atendimento”, destaca.

O prefeito Júnior, presente na abertura do curso, destacou o empenho da prefeitura para concluir até este mês o processo de informatização de todo sistema de saúde do município. Afirmou que a implantação do Sistema de Prontuário Eletrônico já é realidade em oito postos de saúde, no Centro de Especialidades Odontológicas e na UPA. “Já no Hospital Municipal Amadeu Sá o processo está sendo concluído”, assevera.

Além desse treinamento em Almoxarifado e Farmácia, a empresa Freire Informática Ltda., que ganhou a licitação da Prefeitura para implantação do sistema informatizado de saúde, realizará capacitações para o Sistema de Prontuário Eletrônico (médicos), Urgência e Emergência (recepcionistas), Triagem (enfermeiros) e para a regulação e marcação de consultas.