Setor de inclusão da Prefeitura de Eusébio terá ações otimizadas nas escolas

quarta-feira | 20/01/2021
O Setor de Inclusão de Eusébio dá assessoria aos professores, diretores, coordenadores e familiares (Foto: PME/Divulgação)

O secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa Alexandre, participou nesta terça-feira (19) de uma reunião sobre o Setor de Inclusão, que contou com a participação da primeira-dama Marta Gonçalves e da coordenadora do Setor, Marcilene de Lima Abreu. “Fiquei muito feliz em ver a estrutura, o quadro de funcionários e o trabalho de assessoria que o Setor vem realizando nas escolas. Nosso objetivo é otimizar ainda mais esse atendimento e fazer com que haja equidade entre os alunos”, disse o secretário.

“A estrutura que temos aqui é sonhada por muitos municípios e os profissionais também. Esse trabalho é muito importante de apoio às escolas e principalmente aos professores. Vamos otimizar o fluxo das ações e que a inclusão seja orgânica na escola, que seja internalizada pelos professores como uma ação da escola e não algo a parte. Talvez esse seja o maior ganho, que eu como secretário, terei ao sair dessa gestão, de poder dizer que a educação inclusiva no Eusébio é parte orgânica das escolas”, asseverou.

O Setor de Inclusão de Eusébio dá assessoria aos professores, diretores, coordenadores e familiares; realiza a anamnese (entrevista com o paciente) e avaliação dos alunos; concede orientações e formações para professores, profissionais de apoio e diretores; realiza estudos direcionados; oficina de Libras; oficina de materiais adaptados e encaminhamentos para consultas e para Centros de Referências. Segundo Marcilene Abreu, os profissionais realizam o acompanhamento interdisciplinar por meio de atendimento clínico educacional dos alunos com deficiência das redes regulares de ensino favorecendo o processo de inclusão.

Ela observa que o público alvo do Setor são os alunos com deficiência: física, intelectual, auditiva, visual; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e altas habilidades/ superdotação. A equipe técnica do órgão conta com pedagogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo. As 40 escolas, incluindo o NAMME, recebem assessoria do Setor de Inclusão. O trabalho também conta com 18 salas de recursos multifuncionais que funcionam nas escolas.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou que a primeira-dama Marta Gonçalves foi a iniciadora do atendimento das crianças especiais no Eusébio, no ano de 1997. Frisou que a dedicação dela fez com que ele desenvolvesse também esse olhar diferenciado para as crianças com deficiência “Temos que tratar os diferentes de maneira diferente, pois assim eles se tornam iguais. O papel do Setor de Inclusão é dar condições para que isso aconteça e os alunos possam se desenvolver de forma plena,” destacou.