Sine do Eusébio oferece vagas para trabalhadores com deficiência

segunda-feira | 22/07/2019

O Sine/IDT do Eusébio está com 17 vagas abertas para trabalhadores com deficiência, sendo sete (07) para atendentes de telemarketing e 10 para auxiliar de linha de produção. O órgão também está oferecendo outras quatro vagas para pessoas sem deficiência física, sendo uma para auxiliar de pessoal, uma para empregado doméstico nos serviços gerais, uma para garçom e uma para motorista de caminhão.

cripple icon, isolated, white on the blue background. Exclusive Symbols

O maior número de vagas para pessoas com deficiência, acompanha a tendência do mercado de trabalho do Estado, que registrou um crescimento no número de admissões neste ano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), levantados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Mas o total de admissões de Pessoas com Deficiência de janeiro a maio no mercado formal cearense, ainda, representa apenas 0,95% do total de contratações em todo o Estado no período (149.739). As vagas para esse segmento dos trabalhadores dá cumprimento a Lei de Cotas (8.213/91), que em seu artigo 93, estabelece quatro cotas de empregados PCD, cada uma delas correspondendo ao tamanho do quadro de funcionários do negócio. Uma empresa que tem de 100 a 200 empregados, por exemplo, deve ter, pelo menos, 2% da equipe composta por pessoas com algum tipo de deficiência.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a tendência do mercado é buscar o equilíbrio entre trabalhadores sem deficiência e os que possuem algum grau de deficiência, eliminando as discriminações, ainda comuns, principalmente com relação aos deficientes auditivos e visuais. “Mesmo assim, dados nacionais, que não são diferentes no Eusébio, constam que o comércio e a indústria são os setores que mais incorporam Pessoas com Deficiência em seus quadros de trabalhadores. Por coincidência, juntamente com o setor de Serviços, são os dois segmentos que mais empregam em nossa cidade. Eles são demandados para a área administrativa, sobretudo, auxiliar de produção, atendente de telemarketing e operador de caixa. São vagas normalmente presentes no Sine”, detalha.

Os interessados nas vagas devem deixar o currículo na sede do Sine/IDT de Eusébio, que fica na Rua Irmã Ambrosina, S/N – Centro.