SME inicia Formação Continuada para educadores municipais

quarta-feira | 29/03/2023
Fotos – Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta quarta-feira (29/03), no auditório da Escola de Formação de Pais e Mestres a entrega de kits para os professores que iniciam nesta quarta-feira (29) a Formação Continuada em Serviço de Educadores, que é uma extensão e complementação da formação inicial, ao longo da vida profissional do docente. Serão vinte e duas turmas com mais de novecentos professores da Rede Municipal de Ensino. A capacitação será realizada em 10 módulos com aulas presenciais e remotas por meio de plataforma até dezembro deste ano, com carga horária de 120 horas. A formação é destinada aos professores do 2°, 5°, 9° ano e da turma da alfabetização corretiva do 3° ao 5°ano.

De acordo com Júlio César Costa, secretário de Educação de Eusébio, durante o ano são realizadas vinte e quatro formações por mês. “Esse é um momento muito importante para nós. Temos aqui durante o ano todo, vinte e quatro formações mensais, todos os professores do município terão essa formação. Temos aqui professores do 2°, 5°, 9° ano e da turma da alfabetização corretiva do 3° ao 5°ano. Uma formação resguardada pelo suporte pedagógico. E, ao final do curso de Formação vamos entregar um kit para os professores utilizarem de forma pessoal, não para uso da Escola”, disse.

Liane Frota, diretora da Escola de Formação destaca a importância de os professores estejam sempre atualizados. “O dinamismo das mudanças das atualizações é muito rápido, não só no âmbito tecnológico, mas também nas metodologias pedagógicas. Por isso, se faz necessário que a gente se atualize sempre”, destacou.

“A formação só funciona se a gente tiver um objetivo. O objetivo da Formação é aprender mecanismos de cumprir o objetivo traçado pela Educação. Nós temos que juntos ensinar, divulgar as metas e práticas educacionais”, disse Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio. Na ocasião, o Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, assinou o Projeto de Lei que implementa gratificação por desempenho aos professores, que será enviado para análise e posteriormente colocado em pauta em votação na Câmara dos Vereadores de Eusébio.