SME reúne coordenadores escolares para tratar das avaliações do Compromisso Criança Alfabetizada

quarta-feira | 27/03/2024
Fotos: NUTE/SME

Nesta terça-feira (26), os coordenadores pedagógicos dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino se reuniram na sede da Secretaria de Educação do Eusébio para tratar das avaliações contínuas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

O encontro foi conduzido pela professora Rafaela Melo do Departamento Curricular e contou com a participação do secretário de educação de Eusébio, professor Júlio César Costa Alexandre.

Entre os dias 26 e 05 de abril, as escolas da rede municipal de ensino estarão aplicando avaliações formativas de Leitura, Fluência, Escrita e Matemática nas turmas de 1° e 3° anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em parceria com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

“Essas avaliações compõem o arco de avaliações que a secretaria municipal de Educação desenvolve em duas dimensões: a primeira em caráter de avaliações externas que fazemos duas vezes ao ano e o Avalie Ceará, que é uma avaliação de caráter interno, que se junta ao compromisso Criança Alfabetizada compondo mais um apoio às escolas e aos professores para que a gente possa identificar com mais precisão a aprendizagem de nossas crianças”, disse Júlio César Costa Alexandre, secretário de Educação de Eusébio.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é um programa instituído pelo Governo Federal com objetivos de garantir a alfabetização das crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental e promover a recomposição de aprendizagens com foco na alfabetização e na ampliação das competências em leitura, escrita e matemática dos alunos do 3° ao 5° ano.