Tudo pronto para a realização da Paixão de Cristo do Eusébio 2022

terça-feira | 12/04/2022
A encenação terá 703 atores entre principais e coadjuvantes (Foto: Secult/PME)

Tudo pronto para a realização de um dos maiores espetáculos ao ar livre do Ceará, a Paixão de Cristo de Eusébio 2022, que este ano chega a 1.000 participantes, sendo 703 atores na arena Eusebelém. Neste ano o tema será “Os olhos que viram o amor” que traz a história de Jesus sob a ótica de Maria Santíssima, a Virgem Imaculada, que acompanhou todos os passos do seu divino filho e continuou sua missão após a Ressurreição do Salvador.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Eusébio e diretor do espetáculo, Tarcísio da Cultura, a peça teatral remete a um novo amanhecer, a um recomeço, “somos movidos pela esperança e por todas as lindas memórias que vivenciamos nessa longa jornada, cada sorriso, cada lágrima, cada emoção, tudo se torna força, e vamos continuar transformando vidas e apaixonando pessoas”, afirmou.

Este ano duas bandas estarão participando do espetáculo, a Comunidade Totus Tuus Mariae, na quinta-feira, 14 e a Banda Lisieux, na sexta-feira, 15 recepcionando o público. A Banda Sinfônica de Eusébio participará de todo espetáculo, dando ritmo e emoção às cenas. Também participarão os bailarinos da Escola de Dança da Secult. Tarcísio pontua que após dois anos sem o espetáculo “este ano vamos voltar com todo o gás e mais ainda com a liberação da presença de público em espaços abertos, queremos colocar 15 mil pessoas na Arena Eusebelém, Caramachão e Polo de Lazer, com telões e sistema de som. Além disso, teremos a transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura e da Secult,” afirmou.

Tarcísio destaca que a Paixão de Cristo mobiliza toda a cidade, com participação de moradores dos 24 bairros, além de pessoas de Fortaleza e de Aquiraz. “Neste ano teremos seis atores de TV e Cinema de Fortaleza que se voluntariaram para participar como figurantes do espetáculo. Além disso, teremos também a participação de pessoas com deficiência do NAMME e idosos da Casa do Idoso do Município. Temos a participação de atores de seis meses a 76 anos participando”, frisou.

Ele destacou que o tema deste ano “Os Olhos que Viram o Amor” também é uma referência a sua mãe Lucimar e todas as pessoas que participaram do espetáculo e hoje não se encontram mais presentes. “Será um momento de emoção, pois faremos uma homenagem às pessoas que fizeram parte de nossa vida e continuam presentes em nossos corações”, destacou.

Logística

Para preservar a segurança durante o espetáculo serão disponibilizados 105 agentes nos dois dias de evento, da Guarda Civil Municipal de Eusébio, Grupo Raio, Polícia Militar e Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). Da AMT, serão 25 agentes, sendo 13 agentes na quinta e 12 na sexta-feira, além de 3 viaturas em serviço. O TRUE funcionará nos dois dias, nos mesmos horários das rotas de sábado para facilitar o acesso das pessoas ao espetáculo.

A AMT colocará cones numa extensão de aproximadamente 400 metros, isolando a faixa da direita defronte ao NAEC (sentido Fortaleza-Aquiraz). Os estacionamentos nas proximidades do NAEC serão proibidos e serão colocado redutores de velocidade para evitar o trânsito rápido nas imediações do evento. Outra medida é o fechamento do retorno defronte a Secretaria de Obras, no sentido Aquiraz X Fortaleza, com acesso livre apenas para os veículos de emergência. Também serão disponibilizadas viaturas e motocicletas em apoio em todo os locais próximos ao evento, com prioridade para a Rua Irmã Ambrosina.