UEPA realiza atividades de Páscoa para crianças com Autismo

quarta-feira | 13/04/2022

A Prefeitura de Eusébio por meio o Centro Especializado de Reabilitação Fares Andrade Said e da Unidade Especializada para Pessoa com Autismo (UEPA) realizou nesta quarta-feira (13) atividades de Páscoa para as crianças atendidas na instituição. Foram realizadas atividades de musicoterapia, estimulação precoce, caça ao ovo de páscoa e incentivo a alimentação.

As crianças com autismo têm alterações sensoriais, principalmente na alimentação, são alterações ao comer, nas texturas e nos cheiros dos alimentos. Por esse motivo a equipe de terapeutas ocupacionais da Unidade Especializada para Pessoa com Autismo – UEPA trabalha na seletividade alimentar das crianças e realiza atividades de estimulação à alimentação. “A maioria das crianças com autismo têm esse transtorno de processamento sensorial, muitas delas não conseguem ingerir ou aceitar os alimentos por conta dessas alterações sensoriais. E, por isso é de grande importância esse trabalho das terapeutas com as crianças atendidas aqui na Unidade”, disse Arismênia Lima, terapeuta ocupacional e Coordenadora da UEPA.

Enquanto as crianças estavam em atendimento com as profissionais de saúde, as mães também tiveram um momento especial de autocuidado e treinamento parental. Na rotina do dia a dia, a mães cuidam intensamente dos filhos e em muitos momentos não conseguem cuidar de si mesma. “É um momento de suma importância, é um momento que elas conseguem se encontrar enquanto os filhos estão em tratamento com as profissionais. A gente permite um local de fala para que elas consigam falar um pouco e elaborar o que elas sentem diante dessas dificuldades. O objetivo é cuidar de quem está cuidando, elas estando bem cuidadas, elas conseguem cuidar melhor das crianças”, disse Karine Lopes, psicóloga responsável pelo treinamento parental da UEPA.