Unidade Móvel do Hemoce realiza coleta de sangue no Eusébio

terça-feira | 19/08/2014

O município de Eusébio recebeu nesta terça-feira (19), a Unidade Móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que ficou estacionado no Mercado Central da cidade. A visita foi agendada a partir da iniciativa do CrediAmigo do município, com apoio da Prefeitura Municipal. Segundo a assistente social do Hemoce, Adalise Maia, a Unidade Móvel tem por objetivo ampliar o estoque de sangue do Centro, que nesta época do ano fica reduzida devido a pouca freqüência dos doadores.

Segundo ela, os meses de setembro a dezembro, devido o período de ventos intensos, há uma alta incidência de doenças respiratórias que impedem que as pessoas façam doações de sangue. “Apesar de termos conseguido, no período da Copa do Mundo, muitas doações, o estoque voltou a ficar baixo. Estamos visitando vários municípios durante este período, amanhã mesmo estaremos em Maranguape e depois em Aracati”,afirma Adalise.

Os doadores inicialmente realizaram o cadastro, onde foram feitos exames de verificação de pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso. Em seguida eles passaram por uma entrevista individual e sigilosa com o objetivo de reduzir os riscos de reações à doação e transfusão do sangue doado, inclusive de prevenir a transmissão de doenças infecciosas.

Após a verificação das condições básicas para a doação, as pessoas aptas eram encaminhadas até a unidade móvel para a coleta do sangue. De cada pessoa foi coletado cerca de 450 ml. Todo o processo totalizava um tempo médio de 10 minutos. Segundo Adalise, para ser doador a pessoa precisa estar saudável, apresentar documento com foto, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado, ter entre 16 a 69 anos.

O Prefeito Júnior destacou a importância da atividade, observando que muitas vidas podem ser salvas com uma simples doação de sangue. “Como médico sei da importância de mantermos o estoque do Hemoce sempre alto, pois todos os hospitais públicos recorrem a seu banco de sangue, por isso, sou um incentivador dessa prática. O Eusébio não poderia ficar de fora dessa atividade que foi a primeira de muitas outras que virão”, afirmou o Júnior.