Vacinação contra Hepatite A está disponível nos Postos de Eusébio

terça-feira | 22/07/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, já está com doses da vacina contra Hepatite A disponíveis nos Postos de Saúde.

A vacina agora faz parte das que são aplicadas rotineiramente nas unidades de saúde e é destinada a crianças de 1 ano até 1 ano 11 meses e 29 dias. Os pais devem levar os seus filhos aos postos de saúde munidos com a carteira de vacina para que eles recebam a dose da vacina, que é única.

Segundo a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Eusébio, Rita de Cássia Feitosa Alexandrino, a Hepatite A é a inflamação (irritação e inchaço) do fígado, causada por um vírus, que pode ser encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada.

A doença pode se contraída quando a pessoa bebe água contaminada por fezes que contenham o vírus da hepatite A ou consuma alimentos lavados com água contaminada. Outras formas de contágio são: manter contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha hepatite A; não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos e participar de práticas sexuais que envolvam contato oral-anal.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, milhares de casos de hepatite A são relatados a cada ano e como nem todas as pessoas com a doença apresentam sintomas, o número de infectados é bem maior do que mostram os registros ou diagnósticos. Os sintomas mais comuns da doença são os seguintes: urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, febre baixa, náuseas e vômitos, fezes pálidas ou com cor de argila, e pele amarelada (icterícia).

O prefeito Júnior destaca que outra vacina que está disponível nos Postos de Saúde de Eusébio é contra o sarampo. “O município realizou no início do ano uma campanha de vacinação contra a doença ultrapassando a meta de imunizar 95% do público alvo, mas para quem ainda não foi vacinado pode procurar as unidades de saúde de seus bairros para receber a dose. A imunização é destinada à crianças de seis meses até quatro anos de idade”, concluiu.