Valor do Renda Mínima aumenta para R$900 a partir deste mês

quarta-feira | 20/11/2019

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, está ampliando o valor do repasse do programa Renda Mínima a partir deste mês de novembro. A iniciativa, votada e aprovada pelo legislativo municipal, deve garantir que teto mensal de cada família cadastrada, somado aos auxílios federais do Cadastro Único, passe dos atuais R$600,00 para até R$900,00.

Criado em 2005 pela gestão do prefeito Acilon Gonçalves, o Renda Mínima atende atualmente cerca de 900 famílias em situação de vulnerabilidade social no município. Elas atendem uma série de critérios exigidos pelo programa como residir há mais de cinco anos no município; filhos ou dependentes matriculados regularmente na rede pública de ensino com frequência superior a 80%; destinação de 40% dos recursos com a compra de alimentos no comércio local e o cumprimento de 100 horas de trabalho em repartições públicas municipais. Todos estes critérios são comprovados regularmente junto a coordenadoria para manutenção do benefício.
O objetivo do Renda Mínima é que o recurso seja o ponto de partida para que cada família crie melhores condições de vida e, consequentemente, dê espaço as outras famílias. Na prática, de acordo com o prefeito Acilon, a rotatividade é uma característica. “As famílias conseguem melhorar de vida e cedem o lugar para outras famílias que se encontram em situação de pobreza. Esse é o verdadeiro sentido do programa, ser provisório e auxiliar para que seja possível ultrapassar situações de risco social”, enfatiza o gestor.

Para que isso seja possível, os beneficiários recebem acompanhamento por meio da coordenadoria do programa e do CRAS que, através de parcerias, os encaminha a cursos de capacitação e seleções de vagas de emprego. “Procuramos sempre incluir as pessoas do Renda para que entrem no mercado de trabalho e por conseguinte saiam do benefício. Existe um acompanhamento a essas famílias por meio dos CRAS e da Coordenadoria do Programa que foi estruturada recentemente pelo prefeito Acilon a fim de que se faça um acompanhamento mais próximo e tenhamos informações cada vez mais atualizadas dos beneficiários”, explica a titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz.
Ainda segundo Michele, para garantir a manutenção no programa, as famílias precisam atualizar seus dados cadastrais sempre que haja alguma alteração. “Frisamos que a base de dados dos benefícios Municipais é o Cadastro único, então é importante estarem sempre com as informações atualizadas”, conclui.