Vigilância Sanitária de Eusébio alerta sobre higienização de embalagens para evitar Covid-19 e Leptospirose

quarta-feira | 22/07/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde e sua Vigilância Sanitária, alerta sobre a necessidade de higienização de latas, recipientes de vidros e plásticos, adquiridos no comércio, antes do consumo. O chamamento deve-se ao atual momento da pandemia pela Covid-19 e os riscos de contaminação de outras doenças, advindos de materiais expostos nas gôndolas de supermercados, farmácias, mercadinhos e similares, já que o vírus pode permanecer por horas e dias nessas superfícies e podem servir como meio de contaminação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo coronavírus necessita de um hospedeiro para se multiplicar. A transmissão ocorre somente de pessoa para pessoa, de forma direta ao ter contato com um indivíduo contaminado, ou indireta, tendo contato com uma superfície contaminada e não higienizando as mãos posteriormente.

Além do novo coronavírus, outras doenças podem ser transmitidas através de materiais não higienizados, como é o caso da Leptospirose, que pode ser transmitida através de latas de refrigerantes, de sucos e de cervejas que não sejam higienizados corretamente. “O maior risco de acontaminação acontecer é na etapa de armazenamento do produto em grandes armazéns de distribuidores, mercados com higiene insatisfatória, que podem ser criadouros de pragas”, ressalta Adriana Bezerra, coordenadora da Vigilância Sanitária de Eusébio.

A leptospirose é causada pela exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira. “Esse contato da lata suja direto com a boca do consumidor pode causar a infecção. Fora o design da latinha na parte superior que propicia acúmulo de sujidades e bactérias. Mas podemos reduzir ou eliminar a contaminação fazendo a higienização das latinhas, lavando-as em água corrente e utilizando espoja e sabão. Em seguida é só borrifar álcool. Também há opção de imergir em tanque com solução sanitizante, como água sanitária. Essa dica também vale para bares, restaurantes da cidade”, enfatiza.

Leptospirose

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, a leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda. “O período de incubação, ou seja, tempo entre a infecção da doença até o momento que a pessoa leva para manifestar os sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco. As manifestações clínicas são divididas emfase precoce e fase tardia. O risco de letalidade pode chegar a 40% nos casos mais graves”, pontua.

Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dor muscular, principalmente nas panturrilhas, falta de apetite, náuseas/vômitos. Podem ocorrer também diarreia, dor nas articulações, vermelhidão ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular, tosse; mais raramente podem manifestar exantema (erupções no corpo), aumento do fígado e/ou baço, aumento de linfonodos (ínguas)e sufusão conjuntival (vermelhidão nos olhos).

Para os casos leves, o atendimento é ambulatorial, mas, nos casos graves, a hospitalização deve ser imediata, visando evitar complicações e diminuir a letalidade. A automedicação não é indicada. Ao suspeitar da doença, a recomendação é procurar um serviço de saúde e relatar o contato com exposição de risco.