Vigilância Sanitária de Eusébio orienta estabelecimentos sobre as regras de prevenção ao novo coronavírus

sexta-feira | 12/06/2020

Com a reabertura gradual dos setores econômicos, que vem ocorrendo no município, a Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o seu Departamento de Vigilância Sanitária, vem realizando visitas de orientação em diversos estabelecimentos, reforçando as novas regras de prevenção e combate ao novo coronavírus (covid-19).

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, o Departamento exerce papel fundamental, pois tem a responsabilidade de fiscalizar e orientar os estabelecimentos que estão em funcionamento, averiguando sempre se há condições sanitárias para o desempenho de sua atividade.

Entre as tarefas realizadas pela equipe, está a verificação do cumprimento dos decretos estadual e municipal, que determinam regras e protocolos para serem cumpridos por cada setor da economia já autorizado a funcionar. “Orientar e estabelecer parâmetros técnicos aos profissionais e estabelecimentos autorizados a funcionar, de forma a diminuir o risco de contágio do coronavírus são alguns dos nossos objetivos nas visitas”, explica Adriana Bezerra, coordenadora da Vigilância Sanitária.

Segundo ela, também estão sendo monitoradosos locais que ainda não estão autorizados a funcionar, como academias, escolas, restaurantes (exceto drive-thru e delivery), entre outros, para que permaneçam inativos até que sejam liberados. “Nossa maior preocupação com a abertura de estabelecimentos é o aumento no número de casos. Por isso, reforçamos a importância do uso de máscaras, distanciamento social de 2 metros e a higienização constante das mãos,”, observa Adriana Bezerra.

Ela destaca que para reforçar, ainda mais, asorientações, tanto para a população em geral como para os setores da economia, a Vigilância Sanitária criou um perfil na rede social Instagram para disseminar as informações a respeito dos cuidados e prevenções que podem ser adotadas para evitar o contágio. Os cidadãos também podem utilizar esse perfil para fazer denúncias de estabelecimentos que estejam descumprindo as normas sanitárias. Lembrando que a identificação do denunciante é resguardada.