Vigilância Sanitária de Eusébio realiza campanha sobre o ‘Dezembro Vermelho’

quarta-feira | 02/12/2020
The doctor holds a red ribbon, HIV awareness awareness, World AIDS Day and World Sexual Health Day.

A Prefeitura de Eusébio, através do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Município, está realizando uma campanha online sobre o ‘Dezembro Vermelho’, que aborda a prevenção ao vírus HIV/AIDS. O objetivo é alertar os eusebienses sobre as várias formas de prevenção, pois a AIDS ainda é uma doença incurável e que ceifa milhares de vida anualmente.  Em 2019 foram detectados 7 casos de Aids no Eusébio, com um óbito.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil: 89% delas foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% das pessoas, em tratamento, não transmitem o HIV por via sexual, por terem atingido carga viral indetectável. Até outubro deste ano cerca de 642 mil pessoas estavam em tratamento com antirretroviral, enquanto em 2018, eram 593.594 pessoas em tratamento.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária de Eusébio, Adriana Bezerra, cerca de 10 mil casos de Aids foram evitados no país, no período de 2015 a 2019, conforme o Ministério da Saúde. Os jovens, de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, com 492,8 mil registros, concentraram o maior número de casos. Nessa faixa etária, 52,4% são do sexo masculino e 48,4% são mulheres.

“A resposta brasileira ao HIV/Aids é reconhecida como bem-sucedida no mundo, resultando em uma epidemia estabilizada, mas o país ainda convive com grandes desafios. Um deles é a realização do diagnóstico precoce. Estima-se que 630 mil pessoas vivam com o vírus no país. Destas, pelo menos, 255 mil não sabem disso ou nunca fizeram o teste de HIV. Uma realidade que o Governo Federal, em conjunto com os estados e municípios, tem enfrentado por meio de campanhas de mobilização para a ampliação do diagnóstico,” argumenta.