Eusébio inicia a campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama

quarta-feira | 05/10/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, iniciou as atividades referentes ao Outubro Rosa, que tem como objetivo; compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. A Prefeitura já vem realizando uma série de atividades nos postos de Saúde, mas terá seu dia “D”, com uma programação extensa, na próxima terça-feira, dia 11.

Nesta data será comemorado o “Dia Rosa para a Mulher do Eusébio”, cuja programação prevê a realização do seminário “Sou mulher – Me cuido”, no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá. A atividade contará com uma apresentação cultural, cerimônia de abertura, as exposições dialogadas: "Acesso Já- Pelo Direito de uma luta justa contra o Câncer de mama" e "A Violência e a Saúde de Mulher", seguidos de debates. Durante o mês acontecerão atividades também nos CRAS (Lagoinha, Jabuti, Pedras e Mangabeira), no Creas e nas Escolas.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, o movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. “A data é celebrada anualmente desde 2010, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade”.

Ele destaca que o município de Eusébio tem se colocado na vanguarda quanto as ações preventivas contra o câncer de mama, inclusive estimulando durante todo o ano o exame precoce. “O ápice é o mês de outubro, com palestras, ações nas comunidades e o trabalho de conscientização com apoio das agentes de Saúde”, pontua

De acordo com o prefeito Júnior, o Eusébio está se engajando na Campanha Nacional do Outubro Rosa, realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), que tem como tema; Câncer de mama: vamos falar sobre isso?. “O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença”, revela.

Ele observa que a campanha: enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Lenços de Amor!

A partir desta semana também, as Unidades de Saúde da Lagoinha, Parque Havaí, Urucunema, Autódromo, Amador e Guaribas estarão recebendo a doação de lenços de cabelos, que ao final do mês serão doados para as instituições de tratamento do câncer de mama. O objetivo da campanha é levar um pouco de alegria a vida das mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama melhorando assim sua autoestima e contribuindo em seu tratamento.