Manual de Valorização e Proteção da Vida será lançado na próxima semana

quinta-feira | 13/01/2022

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e a Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV), lança na próxima semana o Manual de Proteção da Vida. A divulgação faz parte das ações planejadas em alusão ao Janeiro Branco e acontecerá nas redes sociais e no site da Prefeitura.

A CMVPV é uma instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social de Eusébio. O Manual é uma iniciativa pioneira no Estado, foi elaborado pela equipe da CMVPV e que tem por objetivo coordenar e promover ações intersetoriais de proteção e valorização da vida.

“O Manual de Proteção da Vida ajudará os profissionais a entender e a compreender o fenômeno suicídio e auto lesão. Além disso, ele vai servir de consulta e suporte para a rede de atenção psicossocial do município de Eusébio.”, destaca Rosa Leite, Coordenadora Municipal de Valorização e Proteção da Vida.

Rosa Leite alerta ainda que no teor do Manual pode-se encontrar algumas dicas através dos links que constam no mesmo. “Ele é autoexplicativo e apresenta vários riscos, quais os profissionais podem observar e encaminhar para o procedimento correto.”, alertou.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância do momento que objetiva dar subsídios aos profissionais sobre esse problema que tem se agravado devido a pandemia por covid-19. “Esse material vai auxiliar os profissionais a identificarem casos que necessitem de um melhor acompanhamento para que vidas possam ser salvas. Esse é o momento de falar de forma aberta sobre o suicídio para que a vida prevaleça,” frisou.

Clique AQUI para acessar o Manual de Proteção da Vida