Alunos da Educação de Jovens e Adultos de Eusébio concluem o projeto Raízes Culturais Nordestinas

segunda-feira | 05/09/2022
A Cultura Nordestina e suas v´árias manifestações foram retratadas pelos alunos (Foto: SME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Educação e seu Departamento de Educação de Jovens e Adultos, realizou na sexta-feira (02), a culminância do projeto Raízes Culturais Nordestinas realizado nas turmas de EJA do município entre os meses de junho e agosto. Foi um momento de confraternização entre os alunos, professores, coordenadores, gestores do município, valorizando o momento de celebração.

O projeto Raízes Culturais Nordestinas foi criado com o objetivo de resgatar a importância das diversas manifestações culturais que identificam o povo nordestino e, como consequência, oportunizou aos alunos se expressarem por meio de variadas formas de linguagem. Na ocasião, portanto, houve apresentação de canto, dança, dramatização, exposição de maquetes, explanação da feitura e degustação de comida típica, declamação de cordéis e muito mais.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino destinada a garantir os direitos educativos dos alunos de 15 anos ou mais que não tiveram acesso ou interromperam os estudos antes de concluir a Educação Básica. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu artigo 37º parágrafo 1º, os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

“Através da EJA, oportunizamos que o indivíduo retome aos estudos e conclua a educação básica em menos tempo. Ao concluir os módulos de cada etapa, o aluno recebe o certificado e consegue dar sequência nos estudos, ingressando no Ensino Superior e consequentemente conseguindo melhores oportunidades no mercado de trabalho,” pontua o prefeito Acilon Gonçalves.