Atendimento Domiciliar Especializado é lançado no município

terça-feira | 25/02/2014

O prefeito Júnior lançou nesta terça-feira, 25 de fevereiro, na Câmara Municipal de Eusébio, o Serviço de Atendimento Domiciliar Especializado (SADE), que tem como objetivo realizar, através de visitas domiciliares, procedimentos em pacientes com dificuldades de locomoção, doentes crônicos, acamados, que necessitem de equipamentos tecnológicos e de atendimento especializado. Na mesma audiência, o Secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho, fez a prestação de contas do ultimo quadriênio de 2013 de sua pasta, aos vereadores.

O médico Herley Lins, que compõe a equipe do SADE, fez a apresentação do programa, destacando que é um novo dispositivo de saúde que vai atender os serviços de urgência e emergência. Ele destacou que o programa teve início em 2011 quando o Governo Federal lançou o projeto “Melhor em Casa”, que trata do atendimento familiar.

Segundo Herley, o SADE atenderá os pacientes estratificados por grau de complexidade. “Os do nível 1 (AD1), que têm dificuldades de se deslocar aos postos, continuarão a ser atendidos pelo PSF. Os do nível 2 (AD2), com situação mais complexa, acamados e que necessitem de acompanhamento freqüente, e os terceiros (AD3), que necessitem de equipamentos, como conversor de oxigênio ou de respiração mecânica, serão atendidos pelo SADE”, disse.

“Esse programa visa ainda otimizar o uso de leitos hospitalares, reduzir as hospitalizações e reinternações e humanizar o tratamento”, destaca Herley. Ele observa que cada paciente terá um “cuidador”, um membro da própria família, que receberá capacitação. Frisou que o programa contará com a articulação de toda rede de saúde do município.

O prefeito Júnior destacou o trabalho do SADE na melhoria do atendimento de saúde dos pacientes de maior gravidade e desejou aos integrantes da equipe, sucesso no trabalho que será ampliado para todo o município. “Esse grupo iniciou as ações desde dezembro, fazendo um levantamento dos pacientes, serão 57 atendidos inicialmente”, comentou.

Após o lançamento do SADE, o secretário de Saúde, Mário Lúcio, fez uma prestação de contas do ultimo quadrimestre de 2013, destacando as ações realizadas por cada órgão da Secretaria de Saúde. Segundo ele, foram mais de 295 mil atendimentos de outubro a dezembro de 2013 em todos os equipamentos da secretaria. Destacou que a prefeitura quer ampliar esse número, ainda neste ano, e por isso vai realizar concurso público para agentes de saúde e criar duas novas equipes de Saúde nas localidades de Santo Antônio e Novo Portugal.

Segundo o secretário, serão construídos dois novos postos, um na Urucunema e outro no Novo Portugal. Ele citou como realizações do quadrimestre passado, a inauguração dos postos do Jabuti 19, e o da Tamatanduba, do novo Hospital Municipal, do Centro de Especialidades Odontológicas, da Farmácia Central Pública e da Unidade de Pronto

Atendimento (UPA).

O secretário ainda falou sobre o trabalho dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família. Do Programa de Saúde da Família, que realizou 33.926 visitas e 69.085 procedimentos. Do Núcleo de Endemias que fez 58 mil visitas domiciliares e vacinou 10.690 cães e 1826 gatos, totalizando 72.542 procedimentos.

Nas Especialidades, ele destacou os 8.658 procedimentos realizados pela Policlínica de Especialidades Médicas; os 3.895 atendimentos do Centro de Reabilitação; os 651 do CAPS Geral e os 500 do CAPs AD (Álcool e Drogas); os 14.774 atendimentos da UPA; os 13.754 da Clinica de Diálise e os 3.524 transportes de pacientes. Mário Lúcio afirmou que com relação ao Centro de Reabilitação, o município vai construir o novo Centro Especializado em Reabilitação, em breve, para melhorar o atendimento do setor.