Cadastramento do Bilhete Único no Eusébio começa na segunda-feira

quinta-feira | 13/10/2016

A unidade móvel do programa Bilhete Único Metropolitano chega ao município de Eusébio na próxima segunda-feira (17), dando início ao cadastramento dos moradores no benefício. O cartão do Bilhete Único passou a ser aceito nos ônibus desde o dia 1º de junho, para o passageiro que faz a integração da linha metropolitana com a linha urbana de Fortaleza (e vice-versa).

Em Eusébio, o cadastramento será realizado a partir de 17 de outubro, no estacionamento do Mercado Central de Eusébio, que fica na Avenida Eusébio de Queiroz. O atendimento será realizado das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.

Além de Eusébio, são beneficiados do Bilhete Único Metropolitano os moradores dos municípios de: Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Segundo estimativas do programa, para quem está de posse do Bilhete Único Metropolitano tem uma economia diária de R$ 4,00, nos trechos de ida e volta, quando o passageiro faz a integração do sistema metropolitano com o sistema urbano de Fortaleza ou vice-versa.

Para ter direito ao desconto, o interessado deve fazer o cadastro, mediante entrega dos seguintes documentos (original e cópia): Identidade, CPF e comprovante de endereço. O usuário recebe um boleto bancário para providenciar a primeira carga de crédito no valor de R$ 7,20.

Além da unidade móvel, existem sete pontos de cadastramento, onde os moradores dos 14 municípios podem fazer o seu cadastro: cinco em Fortaleza (Praça José de Alencar, terminais de Parangaba e Antônio Bezerra, Vapt-Vupt de Messejana e sede do Sindiônibus; um em Maracanaú (North Shopping) e um em Caucaia (Praça Fausto Dário Sales). O Bilhete Único Metropolitano é um programa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e do Detran.

Como funciona?

O passageiro da Região Metropolitana terá até 3 horas para integrar com o sistema de ônibus de Fortaleza. Na Capital, por um período de 2 horas, o passageiro vai poder pegar quantos ônibus precisar, para qualquer ponto de Fortaleza, pagando apenas uma passagem integrada.

Na volta, o passageiro vai poder embarcar em qualquer ônibus de Fortaleza e terá até 3 horas, contadas de quando usou o seu cartão Bilhete Único Metropolitano no primeiro ônibus do sistema urbano de Fortaleza, para integrar com o ônibus metropolitano. O cartão é de uso pessoal e intransferível. O usuário não deve em hipótese alguma passar o bilhete para uso por terceiro, pois essa prática é considerada crime.

O prefeito Júnior destaca que com mais esse benefício, as pessoas que moram em Fortaleza e trabalham em Eusébio, como também os que moram em Eusébio e trabalham em Fortaleza, acabam tendo uma grande economia em seus gastos mensais. “Para o deslocamento dentro do município, tanto os moradores, como trabalhadores e outros municípios, têm acesso ao transporte gratuito, que conta com nove linhas e mais de 60 mil usuários, então a economia é ainda maior”, frisou o gestor municipal.