Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Calendário de vacinação atualizado já está em vigor no Eusébio

segunda-feira | 18/01/2016

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, já atualizou o calendário de vacinação para este ano de 2016. De acordo com portaria do Ministério da Saúde, foram alteradas doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite e o número e doses da vacina de HPV. Para essa última, a indicação é que não necessite da terceira dose.

Segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria de Saúde de Eusébio, Rita de Cássia Alexandrino, as mudanças são rotineiras. “Sempre que ocorre uma mudança na situação epidemiológica, mudanças nas indicações das vacinas ou incorporação de novas vacinas, são realizadas as mudanças no calendário”, destaca. Uma das principais mudanças foi na vacinação contra papiloma vírus humano (HPV), que passa a ter apenas duas doses, com uma diferença de seis meses entre as imunizações

A vacina pneumocócica (contra pneumonia) agora passa a ter duas doses em bebês, sendo a primeira aos 2 meses de vida e a segunda aos 4 meses, seguida de reforço, preferencialmente aos 12 meses mas podenso ser tomado até os 4 anos. Por sua vez, a terceira dose contra poliomielite, que é indicada para crianças com seis meses de vida, será agora via injetável e não mais oral.

A exceção é com relação aos reforços que aplicados aos 15 meses, quatro anos e anualmente durante a campanha nacional, para crianças de um a quatro anos.

A vacina meningocócica C (conjugada), contra meningite que era aplicada aos 15 meses, passa a ser indicada aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

No ano de 2015, o município do Eusébio conseguiu ultrapassar as metas de cobertura com relação a dez vacinas aplicadas, por indicação do Ministério. Com relação à tríplice viral (imunização contra sarampo, caxumba e rubéola), no que se refere às duas primeiras doses para crianças até um ano de idade, o município atingiu 99,80% do público alvo, enquanto a meta traçada pelo Ministério da Saúde era de 95%.

Já a cobertura da vacina Hepatite A foi de 97,60; da DTP (reforço) 94,20%; da Pneumocócica 97,80%; da Meningocócica C Conjugada 94%; da Poliomielite 94,20% para crianças com um ano de idade e 108,80% para BCG; 100,60% para Meningocócica C Conjugada e 97,80% para Penta (DTB/HIB/HB); 98% para Pneumocócica; 98,20% para Poliomielite e 95,20% para Rotavírus Humano, aplicadas em menores de um ano. Com relação a vacina contra gripe, o Eusébio atingiu a cobertura total de 90,89%.

Para o prefeito Júnior, as mudanças decorrem da necessidade de se otimizar a aplicação das imunizações para que possam ter mais efetividade. Ele destaca que o município vem, a cada ano, batendo as metas do Ministério da Saúde, quando a cobertura vacinal devido as respostas obtidas junto a população, que têm atendido os chamamentos da administração e comparecido aos postos nas campanhas anuais. “A cobertura é essencial para que seja mantido o bom nível de saúde e a qualidade de vida que nossa população tem obtido nos últimos anos”, destacou.