Cauaçu, em festa, inaugura o novo Centro de Educação Infantil

sexta-feira | 21/02/2014

A comunidade do Cauaçu viveu um dia de festa nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, com a inauguração do Centro de Educação Infantil Elizabeth de Abreu Gomes. A pracinha do bairro ficou lotada na solenidade que contou com a presença do Prefeito Júnior e da secretária de Educação, Ivonilde dos Santos. O equipamento, que era uma reivindicação antiga das famílias do bairro, atenderá inicialmente 60 crianças, em tempo integral, e conta com 23 profissionais.

A secretária de Educação, Ivonilde Santos, destacou que o CEI era um grande desejo da comunidade do Cauaçu, principalmente dos pais que trabalham e que necessitavam de um lugar seguro para deixar seus filhos pequenos. “Essa escola vai atender crianças de seis meses a três anos de idade, em todas suas necessidades diárias. A Unidade, como vocês podem ver, é ampla, arejada, toda equipada e com profissionais capacitados, desde o vigia, a merendeira e as professoras, coordenadas por nossa amiga a diretora Ana Cristina”, destacou.

O Prefeito Júnior, por sua vez, destacou que, neste ano, o setor de Educação da Prefeitura vem conquistando algumas vitórias, tais como, a criação da disciplina ‘Formação Humana e Cidadania’, que tem como meta a formação de uma nova sociedade, com cidadãos íntegros, justos e honestos. “Se vocês têm filhos que estão entre o 6º e o 9º ano já tomaram conhecimento desse avanço. E vocês mesmo deverão ser convidados às escolas para participarem das atividades, pois nosso foco é o fortalecimento das famílias”, observou.

O prefeito citou ainda o lançamento neste ano do projeto ‘Esporte para Todos’, que será lançado nos próximos três meses na Câmara Municipal. “Criaremos seis núcleos na cidade e cada um ficará responsável por três localidades. Cada núcleo terá um educador físico e seis monitores que serão responsáveis por escolinhas de vários esportes, tais como: Futebol, Vôlei, Natação, Ciclismo, Artes Marciais que serão abertas à toda comunidade. Nosso objetivo é democratizar a prática dos esportes e levar mais saúde para todos!”, disse sob os aplausos dos presentes.

Junior afirmou que ainda neste ano também será reformado e ampliado o Posto de Saúde do Cauaçu. Ele então convidou a mãe de Elizabeth de Abreu Gomes, dona Luzanira para o palco improvisado. Destacado que o CEI será um lugar seguro para as crianças e para as famílias do Cauaçu. A família de Elizabeth então recebeu uma placa marcando a homenagem através da vereadora Neila Sá, autora do requerimento que deu nome ao Centro.

A irmã de Elizabeth, Sra. Eliábia leu uma breve biografia da homenageada, Destacando sua luta pela vida para criar dois filhos, mesmo sendo separada. “Ela nos deu exemplos de perseverança e de coragem, tendo construído sua casa aqui mesmo na Rua dos Curiós e mesmo não tendo conseguido o diploma de professora iniciou suas atividades numa escolinha de educação infantil no Timbú. Ela sempre foi defensora da educação de qualidade. Mesmo não estando entre nós, pois faleceu em setembro do ano passado, sei que ela está bem feliz, hoje, não somente pela homenagem, mas por saber que muitas famílias serão beneficiadas com essa creche. Quero ser grata a Prefeitura por essa iniciativa”, disse.