Comitiva da cidade de Itu (SP) conhece as experiências exitosas da Educação de Eusébio

quinta-feira | 25/08/2022
O secretário de Educação Júlio Cesar Alexandre explanou sobre os pontos fortes da estruturação do sistema educacional da rede municipal de ensino (Foto: SME/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), recebeu na terça-feira (23/08), a visita de uma comitiva da Prefeitura de Itu (SP). A comitiva, comandada pelo prefeito da cidade Guilherme dos Reis Gazzola e pelo secretário de Educação, Plinio Bernardi Junior, veio conhecer as experiências exitosas da educação de Eusébio com o objetivo de replicá-las na cidade paulista. O secretário de Educação de Eusébio, Júlio Cesar Alexandre, explanou sobre os pontos fortes da estruturação do sistema educacional da rede municipal de ensino para os visitantes.

Júlio César destaca que a visita na verdade foi uma troca de experiências entre as duas gestões. “Apresentamos nosso Plano Municipal de Educação já com indicadores de avanços que conquistamos, fruto das políticas implementadas por nós. Foi uma visita bastante proveitosa. Eles ficaram de retornar para continuarmos com esse intercâmbio, mas também poderemos ir até Itu para conhecer o projeto deles. Essas visitas ao nosso município por equipes de outras prefeituras, está acontecendo com frequência, o que para nós representa um termômetro que estamos no caminho certo nas politicas aplicadas em nosso município”, disse.

Antes da comitiva de Itu, já visitaram o município com o intuito de conhecer a Educação de Eusébio uma equipe do Selo Unicef que conheceu as experiências exitosas que o município vem desenvolvendo no âmbito da Educação, bem como a atuação da Busca Ativa Escolar que desenvolve um trabalho diário de visitação as famílias para combater a evasão escolar e uma comitiva da Prefeitura de Curvelo-MG. Na oportunidade, o vice-prefeito de Curvelo, Gustavo Nascimento disse que o Eusébio realiza um trabalho fantástico, reconhecido tanto no Ceará quanto nacionalmente.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta a importância do investimento na educação como um todo e, principalmente durante a primeira infância, isto é, até o sexto ano de vida, por entender ser essencial para o desenvolvimento do cidadão. “Comprovadamente, uma melhor educação traz também um maior desenvolvimento social e econômico em um contexto macro, além de melhorar a capacidade produtiva. Países que investiram maciçamente na educação hoje estão em um patamar bem elevado de desenvolvimento”, argumentou.