Dois alunos de Eusébio são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia

terça-feira | 18/10/2016

Dois alunos da rede municipal de ensino de Eusébio se destacaram na 19º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA!) realizada em maio deste ano, recebendo cada um a medalha de bronze. São eles: Ana Kelvya Sousa da Costa, da Escola Erotides Melo Lima e Gabriel de Paulo Sousa, da Escola Mundo Encantado da Criança. Os resultados só foram divulgados neste mês. Participaram da competição 744.107 alunos de 7.895 escolas brasileiras.

Os dois alunos cursam o 5º ano do ensino fundamental. As responsáveis pelo desempenho dos alunos foram: na Escola Erotides Melo Lima, a professora Janaina Bezerra da Cunha e na Escola Mundo Encantado da Criança, a professora Maria Elisângela Pereira.

A Olimpíada é organizada anuamente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira, com recursos, principalmente, do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

A OBA é executada por uma comissão de astrônomos profissionais, pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Especial Brasileira. Os professores responsáveis de cada escola premiada foram; Jairo Cardoso (Erotides Melo) e Jerônimo Costa (Mundo Encantado).

Como ocorre em outros países, as Olimpíadas Científicas são eventos de alto nível de exigência acadêmica, que têm como objetivos principais; despertar e estimular o interesse pelos estudos nas diversas áreas, proporcionar desafios aos estudantes, aproximar a universidade dos demais níveis do ensino básico, além de identificar estudantes talentosos e prepará-los para olimpíadas internacionais.

Para o prefeito Júnior, os alunos obtiveram excelentes colocações, lembrando que ele concorreram com mais de 740 mil participantes de todo o País. Para ele, o resultado é um sinalizador de que os alunos eusebienses estão no caminho certo e podem conquistar muito mais. “Os alunos de nosso município vem a cada ano se preparando cada vez mais, e participando de competições, entre elas a Olimpíada de Astronomia, que é um evento de grande envergadura com a participação de mais de 7 mil escolas do País. A performance dos nossos alunos, portanto, é um grande feito, e desejamos que no próximo ano mais alunos participem e tenhamos resultados ainda melhores”, observou.