Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio abre a programação do Outubro Rosa 2016

terça-feira | 11/10/2016

A Prefeitura de Eusébio abriu oficialmente nesta terça-feira (11), a campanha Outubro Rosa, com o seminário “Sou Mulher – Me cuido”, que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a prevenção ao Câncer de Mama e do Colo do Útero. O evento contou com a presença do prefeito Júnior, que destacou a importância da atividade, que mesmo anual, tem trazido bons frutos para o município. “Não é sem razão que o Eusébio é o município com menor mortalidade infantil do Brasil. Temos um alto índice de mulheres que amamentam até os seis meses os seus filhos e são poucas as mulheres que não realizam a prevenção ou os exames”, revelou.

“Infelizmente ainda não podemos evitar que a doença apareça, mas podemos reduzir os riscos e temos a obrigação de trabalharmos para que a prevenção esteja ao alcance de todas”, disse o gestor. O evento contou com as presenças das secretárias Goreti Martins (Desenvolvimento Social), Ivonilde Santos (Educação), Evalzita Frota (Gabinete), Gerda Ferreira (Esporte e Juventude), os vereadores Michel Chokito e Tarcísio da Cultura, a vereadora eleita por Fortaleza, Marta Gonçalves e o vereador eleito por Eusébio, Chico do Posto.

A programação contou com a Palestra “O Fluxo de Atendimento na Unidade de Saúde”, com a enfermeira do Posto de Saúde da Lagoinha, Yara Steremberg, que destacou todo o processo que a mulher passa até chegar ao especialista, caso necessite. Ela destacou os exames preventivos realizados nos postos, como o Papa Nicolau, o autoexame e frisou que o município está de parabéns, por bater a meta do Ministério da Saúde com relação ao numero de exames Papa Nicolau. “O Ministério prevê 212 exames por ano e em 2015 ultrapassados os 300”, revelou.

Em seguida foi a vez da Dra. Renata Bezerra, médica ginecologista do município, que se pronunciou sobre “Acesso Já – Pelo Direito de uma Luta Justa contra o Câncer de Mama”, que por sinal foi o tema do evento. Ela destacou os sintomas, o tratamento e as ações preventivas que as mulheres devem ter para que fiquem longe da doença. A programação teve continuidade com a exposição dialogada “A Violência e a Saúde da Mulher”, com a assistente social Rosa Mesquita, coordenadora do Creas-Eusébio.

A programação prevê ainda, nesta terça, a inauguração da iluminação Rosa, no NAEC e no Hospital Amadeu Sá. O Outubro Rosa, que faz parte de um evento maior “O Trimestre dos Direitos”, acontecerá ainda no Creas e nos CRAS, que abordarão o tema com as mulheres atendidas nos serviços e nos programas da rede socioassistencial. O tema da prevenção ao câncer de mama, através da detecção precoce será trabalhado pelas 20 escolas que integram o Programa Saúde na Escola, em parceria com o projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA).

Também todas as unidades de saúde abordarão o tema com as mulheres atendidas e desenvolverão a busca ativa através das agentes de saúde comunitárias. Os Núcleos de Apoio a Saúde da Família desenvolverá a Campanha Laços de Amor, entendendo as implicações no estado emocional da mulher, solicitando doação de lenços que ao final da campanha serão destinados às instituições com mulheres em tratamento.

Já os Postos de Saúde terão ainda entre os dias 19 e 27, palestras sobre “A Importância da Prevenção e Diagnóstico o Precoce do Câncer de Mala e Colo de Útero, na seguinte ordem: Guaribas (19); Urucunema (20); Autódromo (21); Lagoinha (25); Parque Havaí (26); Amador (27).. No dia 30 de outubro, às 8 horas, será realizada a Corrida pela Saúde da Mulher, com percurso de 2 Km,m com saída da Avenida Eusébio de Queiroz, em frente ao Polo de Lazer e retorno ao mesmo local, sendo premiadas as três primeiras colocadas em cada categoria.