Eusébio amplia realização do Teste do Pezinho

segunda-feira | 09/06/2014

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, que ocorreu na última sexta-feira, dia 6 de junho, a Prefeitura de Eusébio comemorou os bons resultados obtidos através do procedimento em prol da prevenção e cuidados com a saúde do bebê. O teste, que já era realizado nos Postos de Saúde do município, passou a ser oferecido no Hospital Municipal Amadeu Sá desde abril passado. O exame é feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves.

Através do teste é possível detectar algumas enfermidades, tais como: Anemia Falciforme (problemas no sangue); Fibrose Cística (causa o acúmulo de muco nos pulmões e em outras áreas do corpo); Hipotireoidismo Congênito (glândula tireóide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios) e a Fenilcetonúria (doença do metabolismo que pode causar deficiência mental).

Após a coleta, a amostra é enviada para o Lacen e o resultado sai em 30 dias. Segundo a enfermeira responsável pelo procedimento, Jaqueline Torres, os testes são indicados para todos os bebês que nascem na maternidade.

“Eles já deixam a maternidade com a data e o horário marcados para a realização do teste, que acontecem todas as segundas e quartas-feiras. E junto com o exame, desenvolvemos ações como: avaliação pediátrica e aconselhamento sobre o aleitamento materno”. Ela observa que se houver qualquer alteração no exame, um novo teste é solicitado, e caso o resultado seja confirmado, a criança é encaminhada para tratamento, com total apoio da Prefeitura de Eusébio. Atualmente são realizados, em média, 60 procedimentos no Hospital.

Segundo o prefeito Júnior, o teste é obrigatório e previne problemas futuros de saúde. Ele argumenta que se a criança for portadora de alguma dessas doenças e não for tratada convenientemente, certamente desenvolverá problemas no desenvolvimento físico e mental e de nada adiantará iniciar o tratamento depois que isso acontecer.