Eusébio comemora Dia da Pátria 2022 com desfile cívico no Centro

terça-feira | 06/09/2022
O palco foi montado no Polo de Lazer Francisco Ivens Dias Branco (Foto: Jully Lioba/PME)

Após dois anos, o Eusébio voltou nesta terça-feira (6) a realizar o desfile cívico em comemoração ao Dia da Pátria. O palco foi montado no Polo de Lazer Francisco Ivens Dias Branco, por onde passaram alunos das escolas municipais, escolas estaduais, representantes de secretarias e órgãos públicos. O tema desse ano foi “Educação Transforma.” O evento foi aberto com uma apresentação da Banda de Percussão Tia Lu, formado por crianças e jovens com deficiência atendidos pelo NAMME e APAE do município.

Em seguida, houve o hasteamento das bandeiras e a fala das autoridades. Representando a Câmara Municipal de Eusébio falou o vereador Nildinho, destacando a importância do ato cívico. “Esse momento me fez voltar ao passado e lembrar dos desfiles que participei quando aluno da Escola Ana Bezerra. E hoje é com alegria que estamos aqui nesse palco. Que possamos viver por muitos anos para comemorarmos a independência do Brasil e a nossa independência”, disse.

O orador seguinte foi o secretário de Educação do município, professor Júlio César da Costa Alexandre. “Hoje estamos comemorando a independência dessa grande nação, que tem um grande potencial, pois é feito de pessoas como vocês. Quero agradecer a todos os secretários que auxiliaram nessa festa, pois é uma festa de todos. A independência é um desafio diário. Quero saudar a minha Secretaria de Educação que tanto se engaja, se entrega e hoje estamos com uma equipe muito unida, capitaneados por essa grande liderança que é o prefeito Acilon Gonçalves, que tem presença, exemplo e amor pela Educação”, destacou.

O prefeito Acilon Gonçalves iniciou seu pronunciamento com a frase: “Feliz é a nação cujo é Deus é o Senhor!”. Ele agradeceu a todos que fazem a gestão e a todos os presentes no evento. “Esse é um desfile diferente, mas que acima de tudo mostra que é o recomeço, após dois anos de muito sofrimento, muita angustia. Cada um de nós teve uma perda a lamentar nesse período. Mas o brasileiro não desiste nunca e por isso estamos aqui firmes e fortes. São 200 anos de independência, isto é, 200 anos que o Brasil ficou livre de Portugal e começou a trilhar seu próprio caminho. Mas significa também que o povo tem que ser livre e ter liberdade de sonhar e só consegue realizar seu sonho se trabalhar com a verdade, pois a verdade que liberta o povo”, frisou.

Ressaltou que todos que fazem a gestão trabalham para garantir essa liberdade realizando ações que busquem a melhoria de vida das pessoas. “Então hoje é o momento de comemorar mais que a liberdade do Brasil, mas a liberdade do povo brasileiro que tem liberdade de ir e vir. Nunca deveremos perder o direito de sonhar, nunca deveremos abandonar a luta porque os sonhos se transformam em realidade quando temos muita perseverança. Sempre falo que devemos colocar sempre em nossas vidas os três efes, que são a Fé, a Força e o Foco, pois com essas três coisas nós conseguiremos tudo que nós queremos!” concluiu.

O aluno Jônatas da Escola de Promoção a Vida (EPV) pediu autorização do Prefeito Acilon para iniciar o desfile cívico, o que foi autorizado. As escolas passaram em frente ao palco e depois seguiram pela Avenida Eusébio de Queiroz até a Escola Ana Bezerra. A ordem do desfile foi a seguinte: Apae e Namme; Projeto Saúde Corpo de Bombeiros; Escola Adelino Bezerra; Escola Lucimar Gomes; Escola Erotides Melo Lima; Escola Miriam Abreu; Escola Oscar Feitosa; Escola do Largão; Escola Moacir Ferreira da Silva; CEI Maria Tavares de Sousa; Escola Raul Tavares Cavalcante 1; Escola Otoni Sá ; Escola Francisco Tavares de Abreu; Escola Josefa Sá; Escola Izídio José Campina; Escola Maria de Fátima Façanha.

Seguidas pela Escola  Eduardo Alves Ramos; Escola das Guaribas; Escola Santa Clara; Escola São Miguel; Escola Mário Sales; Escola Evandro Ayres de Moura; Escola Raul Tavares Cavalcante 2; Escola João de Freitas Ramos; Escola Paulo Sá; Escola do Cararu; Escola Elisbão Pio; Escola Manoel Ferreira da Silva; Escola Ana Bezerra de Sá; Escola de Ensino Infantil Formiguinha; Escola de Promoção à Vida;  CEI Terezinha Braúna; CEI Almir Ferreira da Silva; Escola Mundo Encantado da Criança; CEI Maria Zuleide Rocha; CEI Francisco José Dias Santos; CEI Elizabeth Abreu Gomes; Escola São Raimundo; CEI Professora Raquel Pereira Oliveira; CEI Timbu; Escola Creche Edmilson Pinheiro; Secretaria de Desenvolvimento Social; Conselho Tutelar; Secretaria de Saúde; Secretaria de Cultura e Turismo; Guarda Patrimonial e fechando os desfiles a Guarda Civil Municipal de Eusébio. A Banda Municipal de Eusébio tocou 42 dobrados enquanto as escolas e órgãos desfilaram pelo Centro da Cidade.