Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio realiza a Semana do Bebê no período de 8 a 12 de maio

terça-feira | 02/05/2017

A Prefeitura de Eusébio realiza, de 08 a 12 de Maio de 2017, a VI Semana do Bebê 2017, que neste ano aborda o tema “Desenvolvendo qualidade de vida na primeira infância”. O evento é uma realização da Prefeitura e suas várias secretarias. A abertura do evento acontecerá no dia 8, com um Seminário “Desenvolvendo qualidade de vida na primeira infância”, no auditório da Escola Neuza de Freitas Sá.

Após o credenciamento dos participantes e uma apresentação cultural, acontecerá uma Mesa redonda para apresentação das palestras: “A importância do pré-natal de qualidade para gestantes de alto risco”, que será ministrada pelo deputado estadual Bruno Gonçalves e o “Atendimento de puericultura para os primeiros dias de vida”, com a Dra. Aleuda Bastos.

No dia 09 de Maio de 2017 acontecerão rodas de conversa: “pensando sobre o desenvolvimento saudável e a qualidade de vida da criança e Shantala” pelas equipes de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio nas Unidades de Saúde do Urucunema e Lagoinha. Já na Escola Santa Clara, será ministrada a palestra para os pais: “Escola e Família juntas em prol do desenvolvimento saudável e da qualidade de vida da criança”. Nesse mesmo dia, nas unidades de saúde de Pedras e Jabuti, a palestra será sobre a “prática da massagem relaxante com os pais e seus bebês realizado pela fisioterapeuta do setor de estimulação precoce”.

No dia 10 de Maio de 2017, será a vez da Unidade do Amador receber a roda de conversa : “pensando sobre o desenvolvimento saudável e a qualidade de vida da criança e Shantala”,coordenada pela equipe NASF Timbu. Na UBASF Cararu a roda de conversa será sobre “os cuidados com Recém-nascidos e aleitamento materno dia de atendimento em puericultura com as mães e bebes”; Na UBASF Pedra e na Creche Maria Tavares, a palestra para os pais, analisará “a escola e família juntas em prol do desenvolvimento saudável e da qualidade de vida da criança”.

Nesse mesmo dia no NAMME, haverá uma atividade com o tema “A importância do brincar no desenvolvimento infantil”; na Unidade de Guaribas o tema será “pensando sobre o desenvolvimento saudável e a qualidade de vida

da criança e Shantala”; no CEI Francisco José dos Santos, na Unidade Básica de Saúde do Jabuti as palestras serão direcionadas para os pais sobre a “Escola e família juntas em prol do desenvolvimento saudável e da qualidade de vida da criança”

No CRAS da Mangabeira, CRAS Jabuti a roda de conversa será “Desenvolvendo qualidade de vida na primeira infância” e uma Oficina dos Sonhos realizada por técnico do CRAS que junto com as mães e seus filhos como o objetivo de fortalecer os vínculos familiares.

No dia 11 de Maio de 2017, a programação começa na Unidade Básica de Saúde do Parque Havaí, com a roda de conversa: pensando sobre o desenvolvimento saudável e a qualidade de vida da criança e Shantala. Simultaneamente na Unidade da Encantada a roda de conversa tratará dos cuidados com recém-nascidos e o aleitamento materno dia de atendimento em puericultura com as mães e bebes.

No NAMME, a Doula Liliane Queiroz, abordará o tema “Gravidez e Parto Normal”. Já no Centro de Educação Infantil Edimilson Pinheiro Soares o tema será: Escola e família juntas em prol do desenvolvimento saudável e da qualidade de vida da criança.

No CRAS Sede, a Roda de Conversa abordará o tema “Desenvolvendo qualidade de vida na primeira infância” e em seguida será realizada uma Oficina dos Sonhos realizada por técnico do CRAS que junto com as mães e seus filhos como o objetivo de fortalecer os vínculos familiares; No CRAS Jabuti e no Pólo de Atendimento Francisco Souza Filho, no Santo Antonio, a Roda de Conversa “Desenvolvendo qualidade de vida na primeira infância” e uma oficina dos Sonhos realizada por técnico do CRAS que junto com as mães e seus filhos como o objetivo de fortalecer os vínculos familiares.

No dia 12 de maio, no auditório da Escola Neuza de Freitas Sá, será realizada a solenidade de encerramento da Semana do Bebê. A abertura será feita pelo adolescente do NUCA, Gabriel, que falará sobre a contextualização da Semana do Bebê. Em seguida, o prefeito Acilon Gonçalves falará sobre as políticas públicas desenvolvidas pelo município de Eusébio para Primeira Infância.

O prefeito no segmento participa de coroação e entrega da Chave da Cidade à criança que nascer de parto normal durante o período. A Prefeitura também fará homenagens às crianças majestades de 2012 z 2016 no Eusébio.

A programação continua ainda em outras localidades. No UBASF Coaçu a roda de conversa será sobre os cuidados com Recém nascidos e aleitamento materno dia de atendimento em puericultura com as mães e bebes; no UBASF Tamatanduba – na Escola Izídio Campina acontecerá a palestra para os pais: Escola e Família juntas em prol do desenvolvimento saudável e da qualidade de vida da criança

A programação continua no dia Dia 15 de Maio na UBASF Mangabeira: com roda de conversa sobre os cuidados com Recém nascidos e aleitamento materno dia de atendimento em puericultura com as mães e bebes. No dia 17 de Maio na UBASF Olho D’água a roda de conversa será sobre os cuidados com Recém nascidos e aleitamento materno dia de atendimento em puericultura com as mães e bebes e no dia 19 de Maio no UBASF Timbu: roda de conversa será sobre o mesmo tema.

Durante a semana as Escolas Municipais irão trabalhar: com passeata na comunidade; apresentações para as famílias na Instituição de educação; oficinas com os pais e crianças; massagem shantala nos Bebês; momentos de contação de histórias envolvendo a família; campeonatos esportivos, entre outras ações!

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o maior exemplo de que o Eusébio prioriza a primeira infância é índice de mortalidade infantil, que está abaixo de 5 óbitos por mil nascidos vivos. “Nossa política começa antes do nascimento do bebê, com todo cuidado dedicado às mães, com nossos profissionais acompanhando toda gestação. Após o nascimento, a mãe e o bebê passam a ter acompanhamento pelas equipes do Programa de Saúde, nos postos e em domicílio. E esse acompanhamento continua na educação infantil, no ensino fundamental, com o tempo integral e por toda vida, com o objetivo maior de formar cidadãos saudáveis e de bem!”, destacou.