Eusébio realiza campanha de vacinação antirrábica

quinta-feira | 06/10/2016

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realiza no dia 15 deste mês a Campanha de Vacinação Antirrábica. A meta é imunizar 80% dos 12 mil cães e gatos existentes no município. Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho Martildes, serão vacinados os animais a partir de três meses de idade. Para atender a demanda, a Secretaria disponibilizará mais de 40 profissionais que ficarão nos postos de vacinação das 8 às 16 horas.

No dia 15, ficarão abertos 20 postos de vacinação, que ficarão concentrados nos Postos de Saúde e em um posto móvel que ficará montado nas proximidades da Praça do Polo de Lazer. O prefeito Júnior destaca que o Dia D é um momento importante para que os donos dos animais demonstrem seu amor por eles. “A raiva é uma doença transmitida pelo contato com a saliva de um cão doente, principalmente por meio da mordida. A doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal. Apesar de praticamente erradicada, ainda merece alerta” observa o prefeito. Ele informa que após o dia D, a vacina ficará disponível na sede do Centro de Endemias, na Rua Guaramirim, por trás do Centro de Reabilitação, na Lagoinha.

Entre os principais sintomas da raiva canina está a agressividade no animal, salivação excessiva, paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer o animal deixar de ser alegre e festeiro para se tornar depressivo e retraído. Considerada incurável, a raiva tem na vacinação a sua única forma de prevenção eficiente nos animais e, atingindo o sistema nervoso, pode se manifestar de três maneiras diferentes: raiva furiosa, raiva muda e raiva intestinal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3260.1042.