Eusébio realiza programa contra trabalho infantil

terça-feira | 10/06/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realiza o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) nas escolas da Rede Municipal. Os eventos têm por objetivo conscientizar a comunidade contra o trabalho infantil. O tema é trabalhado em sala de aula e os melhores projetos são apresentados para toda a escola, em forma de peças de teatro, poemas, paródias, literatura de cordel, cartazes e murais.

A atividade promove ainda a conscientização de que o trabalho infantil é uma agressão à dignidade humana podendo resultar em seqüelas irreversíveis de ordem física, intelectual e moral na criança. Nesta terça-feira, as atividades foram realizadas na Escola Eduardo Alves Ramos, no Timbú.

Segundo a diretora Erilene Alencar, as atividades aconteceram durante o mês de maio e, agora na culminância, as melhores serão escolhidas para representar a escola na fase municipal, no dia 29 de julho.

Na Escola Eduardo Alves Ramos, os alunos, através de peças teatrais, danças e paródias, levaram à comunidade o tema da exploração do trabalho infantil. A atividade foi transmitida ao vivo pela Rádio Escola.

Criado em 2008 pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, o Projeto Peteca vem conscientizando a sociedade sobre a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao adolescente trabalhador. O programa atua por meio da estratégia de multiplicação de saberes, que, com as oficinas, capacitam profissionais de educação para atuar como coordenadores municipais.

Esses são responsáveis por formar coordenadores pedagógicos que, por sua vez, repassam o conhecimento aos professores, que debatem o tema dentro das salas de aula. O Peteca já foi levado a quase todos os estados do país.