Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Feira e shows culturais marcam comemorações do Dia Mundial da Alimentação

sexta-feira | 14/10/2016

O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado em grande estilo pela Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, na terça-feira (11), com a participação de empresas parceiras, especialistas e apresentações culturais. O evento, organizado pelo Conselho e Segurança Alimentar e Nutricional do Eusébio (Consea), contou, ainda, com uma feira de produtos e serviços e palestra no pátio do Shopping, Eusébio Open Mall.

O tema do evento foi: “O clima está mudando, a alimentação e a agricultura também”, e teve como objetivo alertar as pessoas sobre os cuidados que cada um deve ter com o meio ambiente. A programação contou com apresentação da banda “Forró sem Preconceito”, formada por pacientes do CAPs-Geral do Eusébio e apresentações culturais do Núcleo de Artes, Educação e Cultura (Naec) e das escolas do Cararu e Mundo Encantado da Criança.

A abertura do evento contou com as falas da presidente do Consea, Terezinha Augustinho Batista e da secretária de Desenvolvimento Social, Goretti Martins, que destacou a importância da data para alertar sobre os riscos que o planeta vem sofrendo com as mudanças climáticas, principalmente com relação à agricultura em todo o mundo.

Em seguida aconteceu a palestra da representante do Senac, Aldenizia Girão. Logo em seguida houve a abertura dos stands com a exposição das empresas e do Consea. Participaram: M. Dias Branco, Três Corações, Fundação Alphaville, Superfrangolândia, Estação Verde, Panificadora São Paulo, Empório Trigo e Vida, Gut Gurt, Associação de Apicultores do Canal do Trabalhador e o Senac-Ceará.

Segundo o prefeito Júnior, no Brasil, uma alimentação de qualidade é um direito de todos, sendo assegurado pela lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. “Essa norma, em seu artigo 2º, diz que a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população,” pontua o gestor.

Ele observa que o município vem fazendo sua parte, garantindo às famílias em situação de risco social, acesso a alimentação de qualidade, através do Programa de Complementação Alimentar. São beneficiadas também crianças desnutridas e pessoas com doenças crônicas e/ou incuráveis. Atualmente o benefício atende 520 famílias eusebienses. Outro programa que beneficia famílias carentes é o Renda Mínima, que concede uma complementação de renda aos cadastrados no Programa Bolsa Família, com a obrigatoriedade de utilizarem 40% do recurso com produtos alimentícios.

Júnior também destaca o programa de Alimentação Escolar que garante a todos os alunos, alimentação de qualidade, principalmente para os alunos que permanecem no Tempo Integral. “A alimentação escolar é um programa fundamental no combate à insegurança alimentar e ainda contribui para melhorar o aprendizado dos alunos, além de promover hábitos alimentares saudáveis, o que impacta positivamente na saúde dos estudantes”, observa.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945.