Guarda Municipal é a primeira do país a utilizar o simulador Xtreme nos treinamentos

quinta-feira | 13/11/2014

A Guarda Municipal de Eusébio é a primeira do País a utilizar em seus treinamentos Xtreme Shooting Simulation (XSS), um simulador de tiro desenvolvido por professores da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a empresa Crearetech. O simulador está auxiliando no treinamento de tiro dos 75 novos guardas municipais que participam de um curso de formação na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC).

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Lauro Leite, com esse treinamento os guardas municipais estarão aptos a utilizarem tasers (arma não que dispara um forte pulso elétrico, que imobiliza o alvo) e armas de fogo quando necessário. “O simulador além da economia, pois não são utilizadas balas, possibilita que o aluno aperfeiçoe a sua técnica através de um instrutor de tiro, que orienta quanto a sua postura,

empunhadura, entre outros quesitos”, observa.

Segundo a instrutora de tiro, Kátia Santos, membro da Guarda Municipal de Fortaleza, no curso de 20 horas os guardas de Eusébio receberam orientações sobre a utilização de armamento de baixa letalidade (taser). “Eles aprenderam fundamentos como base, empunhadura, respiração, acionamento do gatilho e visado e em seguida passaram a treinar com arma de fogo através do simulador, onde foi possível apurar a técnica”, destaca.

O representante de Crearetech, Rômulo Fonseca, observa que o simulador conta um treinamento de tiro em stand fechado. “Esse projeto foi iniciado há alguns anos pela UFC, por solicitação da Secretaria de Segurança do Estado, que queria reduzir os custos com treinamento de policiais. Quatro professores iniciaram o projeto, e depois deram continuidade por conta própria. Um deles criou a empresa que hoje vai iniciar a comercialização do programa”, revela.

Ele observa que entre outras vantagens, a principal é o custo do programa, que chega a R$ 7.500,00 e pode ser utilizado até na luz do dia. Em cada tela podem treinar até cinco atiradores e em locais maiores podem ser utilizados módulos integrados para 20 atiradores simultaneamente. Os atiradores utilizar armas de verdade. Um aparelho com infravermelho em formado de bala é acoplado no cano da arma e funciona a cada acionamento do gatilho. “Os simuladores tradicionais são bem mais caros, chegam até a R$ 2 milhões e treinam uma pessoa por vez”, frisa.

Os resultados de cada atirador vão para um simulador web, com o número de tiros e acertos, tempo e pontuação de cada sessão de treinamento, “assim o instrutor poderá avaliar o desempenho do aluno e ver a sua evolução, como também verificar os pontos falhos para que sejam corrigidos”, destaca Rômulo, que acrescenta que essa tecnologia de baixo custo estará sendo comercializada até dezembro em todo o País.

O Prefeito Júnior destaca que o Executivo decidiu utilizar essa tecnologia genuinamente cearense, no treinamento dos novos guardas municipais, tanto pela confiança nos profissionais do Polo Tecnológico da UFC, como pelo baixo custo que o Executivo terá que despender com esse treinamento. Segundo ele, com o curso, o Executivo quer gabaritar os guardas para que atuem com moderação, temperança, lisura, e com respeito aos cidadãos na sua atuação no dia a dia na cidade.