Lançado Programa de Residência Multiprofissional

terça-feira | 10/06/2014

Em audiência pública nesta segunda-feira, dia 9, realizada na Câmara Municipal de Eusébio, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, lançou o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. No evento, que contou com a presença do prefeito Júnior, foi também apresentada à prestação de contas e ações realizadas pela Secretaria de Saúde, referente ao primeiro quadrimestre deste ano.

O prefeito Júnior observou que o lançamento do Programa de Residência Multiprofissional é um marco histórico para o município do Eusébio. “O Eusébio tem uma estrutura de saúde que contempla 100% de cobertura primária. Parece um número simples, mas não é. Se compararmos com os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e com outros do mesmo porte do nosso. Com esse trabalho tivemos como resultado, a menor mortalidade infantil do Brasil. Para chegarmos a esse patamar foram anos e anos de trabalho dos nossos profissionais e estamos conseguindo manter as conquistas, apesar das dificuldades”, ressaltou.

Segundo o gestor, com seu sistema de saúde organizado e com profissionais capacitados, o Eusébio se credenciou para uma nova fase – a de formar profissionais de qualidade e prover a ciência e a pesquisa. “O Eusébio estará em breve recebendo a Fiocruz, a Fábrica de Vacinas Biomanguinhos e o Instituto Renato Archer, que vão tornar nosso município um centro nacional de formação de profissionais em Saúde. Agora estamos recebendo onze profissionais que vêm em busca do ensino e da pesquisa em nossa cidade. É um sonho que começou há um ano e agora se concretiza e será o início para ampliarmos para outras especialidades. Quem sabe, no futuro, possamos oferecer o internato, que é a última fase da formação médica e também a residência médica”, asseverou.

Em seguida, o secretário de Saúde destacou que a residência multiprofissional está trazendo graduados que farão uma imersão de dois anos no sistema de saúde do município. “Na verdade é um curso de pós-graduação, onde os profissionais vem aperfeiçoar seu aprendizado, fazendo do Eusébio um campo de prática para sua atuação. Esses residentes terão um preceptor, em cada especialidade, que acompanhará a prática e a teoria do aprendizado. A vinda desses profissionais vai dar uma grande contribuição para nossa cidade e quem sabe será um embrião de um projeto maior, pois o desejo do prefeito é trazer para cá a residência médica em saúde da família”, revelou.

Após a apresentação dos residentes multiprofissionais, teve início a segunda parte da audiência pública onde o secretário Mário Lúcio expôs a prestação de contas e ações da Secretaria de Saúde dos meses de janeiro a abril, em conformidade com a lei complementar 141/2012, artigo 36.5.

Segundo o secretário, nos quatro primeiros meses do ano foram realizados 236.151 procedimentos, sendo 69.229 nas Unidades de Saúde Básicas. No Serviço de Atendimento Domiciliar, foram 399 atendimentos a pacientes graves; 86.522 visitas dos agentes de saúde e de endemias; 530 procedimentos da Vigilância Sanitária; 6.020 transportes de pacientes; 6.023 atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas; 9.542 na Policlínica de Especialidades Médicas e 3.843 procedimentos no Centro de Reabilitação.

Já no Centro de Atenção Psicossocial Geral (CAPS-Geral) foram 2.581 atendimentos e no CAPS Álcool e Drogas, 868; A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por sua vez, realizou 19.717 procedimentos de janeiro a abril. No Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá foram 1.245 pessoas atendidas e na Clinica de Diálise, 14.851. Segundo o secretário, a Clínica de Diálise, apesar de ser uma unidade privada, recebe recursos do Ministério da Saúde e não da Prefeitura para atender pacientes de 10 municípios da Região. “O Eusébio repassa o recurso, devido o equipamento estar em nosso território, mas nenhum recurso sai dos cofres da prefeitura para esse serviço”, destacou.