Oficinas do Plano Diretor debatem o ordenamento territorial, infraestrutura urbana e ambiente natural

terça-feira | 07/08/2018

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) realizou nesta terça-feira (7) as oficinas temáticas que abordaram “Ordenamento Territorial e Infraestrutura Urbana” e “Ambiente Natural”. Os encontros aconteceram na sede da AMMA, com a participação da sociedade civil organizada, sob a coordenação da Autarquia, através da equipe técnica, do comitê municipal e da consultoria contratada (Urbi Consultores Ltda).

Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, as Oficinas Temáticas são atividades que permitem a efetiva participação da população na revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Eusébio. “Os encontros buscam, através de temas geradores, refletir junto à comunidade as possíveis soluções dos problemas municipais detectados nas leituras técnica e comunitária da realidade de Eusébio”, revelou.

Ele observa que pontos discutidos em cada um dos temas foram definidos de acordo com sua relevância para o desenvolvimento municipal, como por exemplo: a degradação ambiental, as necessidades econômicas, os indicadores da saúde, o acesso aos serviços públicos, as potencialidades turísticas, etc.

Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar, sob seus pontos de vista, as potencialidades, necessidades e problemas de cada região da cidade e as soluções para os mesmos. As oficinas temáticas vão contribuir para a elaboração do produto 04 – Diretrizes e Proposições/Projetos Estruturantes.

Na oficina de Ordenamento Territorial e Infraestrutura Urbana foram debatidos os temas: mobilidade urbana (transporte público e segurança viária), uso e ocupação do solo, densidades, condomínios e loteamentos fechados (forma urbana), polo de saúde e infraestrutura básica.

Já na oficina de Ambiente Natural, os presentes avaliaram a ocupação e desmatamento de Áreas de Preservação Permanentes, poluição de recursos hídricos, resíduos sólidos que sofrem processo de queima e áreas frágeis e de beleza cênica.

Nesta quarta-feira, dia 8, as oficinas terão como tema “Desenvolvimento Econômico” e “Infraestrutura de Suporte Humano”. Os encontros acontecerão a partir das 8h30 também na sede da AMMA. O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que o objetivo desse trabalho é elaborar um plano diretor moderno que prepare o município para o futuro próximo. “Queremos proporcionar as condições ideais para que a cidade se desenvolva de forma sustentável e planejada”, destaca o prefeito.