Prefeitura de Eusébio inicia Campanha de Vacinação Antirrábica

terça-feira | 18/11/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, inicia a Campanha de Vacinação Antirrábica no município. O objetivo é imunizar 12 mil animais, entre cães e gatos. Segundo a coordenadora do Setor de Zoonozes, Adriana Bezerra, apesar do dia ‘D’ estar marcado para o dia 29 de novembro, os agentes de endemias vão iniciar nesta semana a vacinação nos bairros onde é baixo o índice de imunização, de acordo com as campanhas anteriores.

Ela observa que no dia ‘D’ serão montados postos de vacinação em todos os bairros visando alcançar 97% dos animais. O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, revela que o Eusébio tem obtido um bom índice de cobertura vacinal devido à ação mais incisiva e constante nos bairros.

Observa que apesar da alta população canina no município, a Prefeitura tem buscado realizar ações de controle de doenças, como raiva e leishmaniose, inclusive com parcerias com o setor privado. O Prefeito Júnior afirma que a vacinação é voltada para animais com mais de três meses de idade e que não estejam doentes. “O objetivo da Campanha é interromper a transmissão da raiva na população animal, inviabilizando a possibilidade de contaminação do ser humano. Trata-se de prevenir a doença nos animais e também nos seres humanos”, comenta.

A Raiva é uma doença fatal que pode acometer a todos os mamíferos, inclusive o homem. A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura.